Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Alvarinho > Feira do Alvarinho
Feira do Alvarinho
A Maior Wine Party de Portugal


A Feira do Alvarinho de Monção, realizada habitualmente no primeiro fim de semana do mês de julho, é um evento dedicado à promoção e comercialização do vinho Alvarinho.

Ao longo de três dias, o Parque das Caldas, cenário incrível que acolhe o evento e o identifica e distingue dos demais, é visitado por mais de 100 mil pessoas, oriundas dos quatro cantos do mundo, que rumam a Monção, com o desejo de sentir o ambiente e o espírito deste evento único no país.

Este evento reúne cerca de uma centena de expositores, entre os quais, produtores de vinho, tasquinhas, fumeiros, queijaria e doçaria tradicional, expositores de artesanato, instituições sociais, culturais e desportivas e patrocinadores oficiais. De destacar, também, a existência de uma zona de restauração, espaço onde estão presentes alguns dos restaurantes do concelho e se promove o prato típico de Monção, a “Foda à Monção”, um espaço lounge, um espaço infantil, um espaço destinado à Eprami.com, uma sala de provas, uma área para workshops de culinária, um posto médico e um posto de informação.

Para acompanhar o Alvarinho e os petiscos tradicionais, a organização programa atividades de animação e convívio. Além de folclore regional, bombos, concertinas, cavaquinhos e charangas, salienta-se a presença de grupos musicais e dj’s.

“A Maior Wine Party de Portugal”, assim como é conhecida, dada a sua singularidade, visa, acima de tudo, defender e valorizar o vinho Alvarinho, reforçando a sua condição de instrumento estratégico na competitividade económica da região, e constituir-se como um espaço de divulgação da atividade empresarial e associativa da região, servindo de “montra” para a dinamização do mundo rural e apresentação, valorização e comercialização de produtos/artigos locais e regionais.

 “Uma referência na Península Ibérica e a Maior Wine Party de Portugal”,
António Barbosa, Presidente da Câmara Municipal de Monção


“É importante ter as coisas e juntar-lhe experiências. A Feira do Alvarinho é um exemplo disso, bem como, o norte do país: A capital europeia do enoturismo”,
Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo do Porto e Norte


“É a maior festa do vinho e da vinha em Portugal”,

Bernardo Gouveia, Instituto da Vinha e do Vinho 

Parque das Caldas

De uma beleza natural invulgar, rodeada de verde e refrescado pelo rio Minho, o Parque das Caldas é um refúgio de eleição, onde o sossego e o lazer imperam. Com parque infantil e radical, o ponto de referência é o passadiço de madeira junto ao rio Minho. Além do parque desportivo municipal, servido por piscina municipal, campo sintético e court de ténis, o Parque das Caldas engloba ainda o Centro Tesal Termas de Monção, inserido num edifício moderno e funcional, capaz de ministrar cerca de duas centenas de tratamentos em simultâneo. 

O termalismo, uma prática milenar, é uma das grandes apostas para o aumento da qualidade de vida e as Termas de Monção, instaladas num dos recantos mais saudáveis do concelho, são o retiro ideal para quem precise de retemperar forças.

Acompanhe este evento em 
www.feiradoalvarinho-cm-moncao.pt 
www.facebook.com/feiradoalvarinho