Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Áreas de Ação > Natureza > Trilhos Pedestres > Trilho Santo António de Val de Poldros
Trilho de Santo António de Val de Poldros
Monção

Trata-se de um percurso de âmbito ecológico-paisagístico, inserido numa topologia de vale e montanha, com uma distância aproximada de 10,5 km e uma duração média de 3h45. Apresenta um nível de dificuldade moderado, com cotas mínimas de 703 m e máximas de 1108 m de altitude.O planalto de Santo António de Vale de Poldros é uma zona coberta de tojo, giesta, urzes e carquejas, entremeado de campos de feno (lameiros) e “cardenhas” (habitações típicas das brandas), outrora uma autêntica aldeia serrana, cheia de vida, agitação, festa e, sobretudo, trabalho com vivência mais centrada nos meses de verão (maio a setembro). Esta é a principal característica das “brandas”. Estes caminhos eram, também, percorridos pelos Carvoeiros que, antigamente, se dirigiam à montanha, uma vez que, apenas lá, encontravam as urzes que produziam carvão de qualidade superior.As manadas de burras que ali vivem, livremente, confirmam o nome das terras: VAL-DE-POLDROS. Ainda hoje, as crias das éguas (entenda-se burras) são “poldros” ou “poldras” e não “potros”. Outro elemento de elevado interesse são os “quarteis”, local de abrigo dos romeiros que no dia de Santo António vêm para a bênção do gado.PR4 MNC – Trilho de St. António de Val de Poldroshttps://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/pr4-mnc-trilho-de-santo-antonio-de-val-de-poldros-122808271

Ficha Técnica

Nome do Percurso Trilho Santo António de Vale de PoldrosLocalizaçãoRiba de Mouro - Monção Coordenadas GPS (início do trilho)41.999063, -8.294911Tipo Pequena Rota Âmbito do Percurso Paisagístico-culturalGrau de dificuldadeModeradoDistância10500 metrosDuração do percurso03h45Ponto de Partida Centro de Walking & Cycling de Santo António de Vale de PoldrosCota Mínima e Máxima Atingida703/1108 metrosEntidade PromotoraMunicípio de Monção

Como Chegar

Partindo da sede do Município, siga pela N101 em direção a Arcos de Valdevez, até chegar à rotunda do Centro de Saúde. Chegado aí, vire em direção a Melgaço, seguindo até ao cruzamento da Valinha (8,7 km). Logo de seguida (200 m), vire à esquerda, pela antiga estrada de Melgaço, até chegar ao cruzamento de Ceivães (700 m). Nesse local, vire à direita, pela estrada municipal que vai em direção a Riba de Mouro, passando nas freguesias de Segude, Podame e Tangil. Uma vez em a Riba de Mouro, deparar-se-á com uma bifurcação, onde deve virar à direita, no sentido de Santo António de Vale de Poldros. Após percorrer 13 km, encontrará a placa de início do trilho, já em plena branda de Santo António de Vale de Poldros. 

Os percursos pedestres estão marcados nos dois sentidos, de acordo com as normas da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada. Apesar da sua identificação aconselhamos o acompanhamento de um guia, devido ao elevado valor da informação que proporciona e para garantia da segurança do caminheiro.