Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Áreas de Ação > Natureza > Trilhos Pedestres > Trilho Chã da Carreira
Trilho da Chã da Carreira
Monção

O trilho da Chã da Carreira é um percurso de âmbito ecológico-paisagístico, inserido numa topografia de montanha, com uma distância aproximada de 8 km e uma duração média de realização de 4h30m. O percurso encontra-se localizado em plena freguesia de Tangil, entre os lugares de Vilar e Modelos. Apresenta um nível de dificuldade fácil/moderado, com cotas mínimas a rondar os 311 metros e máximas de 651 metros de altitude.Na zona do Rego do Geraldo, conseguem-se observar pormenores muito interessantes, sobre o Vale do Mouro e serra da Peneda. Em particular, no Outono e no Inverno, pode-se apreciar a diversidade de tonalidades impressas na natureza e o branco da neve nos picos das serras circundantes. A área, onde se encontra o percurso, é caracterizada por zonas mistas, alternando entre povoamentos florestais e resinosas, de folhosas, zonas de mato e campos agrícolas. Complemente a excelência do percurso com a beleza patrimonial existente na freguesia, nomeadamente o Cruzeiro, a Igreja Paroquial e a Capela do Senhor do Juízo. PR5 MNC – Trilho da Chã da Carreirahttps://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/pr-5-mnc-trilho-da-cha-da-carreira-123044645

Ficha Técnica

Nome do Percurso Trilho da Chã da Carreira

LocalizaçãoTangil - Monção Coordenadas GPS (início do trilho)42°00'59.5"N 8°20'51.0"WTipo Pequena Rota Âmbito do Percurso Paisagístico-culturalGrau de dificuldadeModeradoDistância8000 metrosDuração do percurso04h30mPonto de Partida Alminhas de VilarCota Mínima e Máxima Atingida311/651 metrosEntidade PromotoraMunicípio de Monção

Como Chegar

Partindo da sede do Município, siga pela N101 em direção a Arcos de Valdevez, até chegar à rotunda do Centro de Saúde. Chegado aí, vire em direção a Melgaço, seguindo até ao cruzamento da Valinha (8,7 km). Logo de seguida (200 m), vire à esquerda, pela antiga estrada de Melgaço, até chegar ao cruzamento de Ceivães (700 m). Uma vez aí, vire à direita, pela estrada municipal que vai na direção de Riba de Mouro, passando pelas freguesias de Segude e Podame. Percorridos 7 km, vire para Tangil. Mais à frente, passará sob a ponte do rio Mouro, rumo a um local onde existe a indicação de Vilar (2,6 km). Nesta posição, vire à esquerda e suba até encontrar umas alminhas (1,5km). Junto as alminhas, encontrará o início de percurso.

Os percursos pedestres estão marcados nos dois sentidos, de acordo com as normas da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada. Apesar da sua identificação aconselhamos o acompanhamento de um guia, devido ao elevado valor da informação que proporciona e para garantia da segurança do caminheiro.