Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Freguesias > Sago, Lordelo e Parada
Sago
Monção

Sago dista 5 km da sede do concelho. Confronta com Cambeses, a norte e poente, Longos Vales, a norte e a nascente, Lordelo, a nascente, e Parada, a sul. São seus lugares principais: Perral, Sago de Cima, Pedregal, Pinheiros, Tola, Fundevila e Carvalhal. De instituição talvez anterior ao século XII, fez parte do núcleo de paróquias originais do julgado medieval da Penha da Rainha estando os seus bens sujeitos à anúduva, segundo as Inquirições de 1258. A antiga freguesia era vigairaria da apresentação da Companhia de Jesus, pelo Colégio de Coimbra, e, depois da extinção da companhia, da Universidade coimbrã. Mais tarde passou a reitoria.

OragoS. Miguel

População223 habitantes

Atividades económicasAgricultura e pecuária, pequeno comércio, construção

Festas e RomariasS. Miguel (29 de Setembro), Senhora da Ajuda e Festa do Senhor

Património cultural e edificadoIgreja paroquial. Cruzeiro da Independência e Capela de Santo António

GastronomiaEnchidos de porco e cabrito assado no forno

Lordelo
Monção

Lordelo dista cerca de 9 km da sede do concelho. Confronta com Longos Vales e Sago, a norte, Anhões, Luzio e Trute, a sul, Merufe, a nascente, e Parada, a poente. São seus lugares principais: Porto, Porta, Hospital, Terças e Souto de Baixo. Foi abadia da apresentação da Casa da Agra e, por troca, passou para a Casa de Barbeita. A antiga paróquia de Lordelo do Monte tinha, até ao ano de 1595, como seu lugar principal a actual freguesia de Parada. O Cruzeiro do Senhor dos Aflitos foi construído por Manuel Cerqueira, em 1879. A coluna é muito trabalhada, com pequenos relevos, e a coroá-la está a imagem do Senhor dos Aflitos.

OragoSanta Maria/N. Sra. da Expectação

População116 habitantes

Atividades económicasAgricultura, pecuária e construção civil, cantaria e exploração pedreira

Festas e RomariasSenhora da Piedade (3.' domingo de Setembro) e Senhora da Expectação (18 de Dezembro)

Património cultural e edificadoIgreja paroquial, Capela da Sra. da Piedade e cruzeiros do Senhor dos Aflitos e da Sra. da Piedade

Outros locais de interesse turísticoPico da Fonta da Cuva GastronomiaEnchidos de porco, sarrabulho e pratos de bacalhau

ArtesanatoTecelagem em linho

Parada
Monção

Parada, ou S. Martinho de Parada, dista 8 km da sede do concelho. Confronta com Sago e Cambeses, a norte, Lordelo, a nascente, Trute, a sul, e Moreira, a poente. São seus lugares principais: Redemouro, Quintão, Rio, Parada e Toleiro. Foi freguesia gémea da de Santa Maria de Lordelo até 1595, ano em que se emancipou. Era abadia da apresentação dos Abreus, da casa de Regalados. O topónimo Parada parece derivar do nome de uma família galega, de que se referencia D. Soeiro Anes de Parada. A indústria da madeira é uma das principais fontes de subsistência da população da freguesia. A igreja paroquial foi construída em 1869.

OragoS. Martinho

População109 habitantes

Atividades económicasAgricultura e pecuária, vinicultura, pequeno comércio e transformação de madeira

Festas e RomariasS. Martinho (11 de Novembro) e Senhora da Ajuda (15 de Agosto)

Património cultural e edificadoIgreja paroquial e Ponte de Parada

Outros locais de interesse turísticoFonte da Igreja, moinhos e engenho de serrar GastronomiaCabrito assado no forno de pão ArtesanatoTecelagem em linhoMais informações em www.sago-lordelo-parada.com