Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Freguesias > Monção e Troviscoso
Monção
Monção

Freguesia que confronta com o rio Minho (que a separa de Espanha), a norte, Troviscoso, a nascente, Cambeses e Mazedo, a sul, e Cortes, a poente. De fundação antiquíssima, que alguns situam no ano de 2 104 a.c., foi território apetecido para várias civilizações. Os Gregos e Suevos chamaram-lhe Orosion, os Celtas referiam Obobriga e os Romanos deram-lhe o nome de Mamia ou Mamea. A antiga Monção (Monção Velho) deveria localizar-se onde é hoje a freguesia de Cortes. Em 1093, Monção é já parte do território nacional, sendo refundada, em 1260, por D. Afonso III no local actual. Torna-se couto e nas inquirições de 1258 recebe o nome de vila.

Orago
Santa Maria dos Anjos

População
2442 habitantes

Atividades económicas
Comércio, hotelaria e serviços

Festas e Romarias
Nossa Senhora da Rosa, S. Cristóvão, Corpo de Deus e Nossa Senhora das Dores

Património cultural e edificado
Fortaleza de Monção, Museu do Alvarinho, Igreja Matriz, Estátua da Danaide, Estátua a Deu-la-Deu, Painel de Azulejos de João Verde, Igreja da Misericórdia e Fonte da Vila

Outros locais de interesse turístico
Rio Minho, Parque das Caldas, Praças Deu-La-Deu e Praça da República

Gastronomia
Cordeiro à moda de Monção, Arroz de lampreia e e Sável à moda de Monção

Troviscoso
Monção

Troviscoso confronta com o rio Minho, a norte, Bela, a nascente, Longos Vales, a nascente e sul, Cambeses, a sul, e vila de Monção, a poente. É composta pelos seguintes lugares principais: Pedra, Cristelo, Gandarela, Ruivos, Vila Nova, Sobreira, Igreja, Reiriz e Monte Redondo.

O topónimo "Cristelo", indica-nos a presença de um primitivo castro na freguesia de Troviscoso. Ou seja, uma povoação situada num local protegido normalmente, no alto de um monte ou colina, em estado de permanente defesa. A antiga freguesia de S. Mamede, uma das originais do julgado medieval da Penha da Rainha, é já mencionada nas Inquirições de 1258. O primeiro padroeiro da igreja, isto é, o que apresentava o reitor, foi Vasco Marinho, que a deu ao rei D. Manuel para nela fazer a comenda a Lopo Malheiro, de Ponte de Lima, casado com uma sua filha. Foi reitoria do morgado de Barbeita.

Orago
S. Mamede

População
1066 habitantes

Atividades económicas
Agricultura e pecuária, comércio, indústria, serviços, vinicultura e pesca fluvial

Festas e Romarias
Senhora da Ajuda (segundo domingo de Agosto)

Património cultural e edificado
Igreja paroquial e capelas da Senhora da Ajuda, de Santa Ana, de S. Brás, da Senhora da Pedra e do Senhor dos Passos

Outros locais de interesse turístico
Margens do rio Minho, Posto Aquícola e miradouro da Senhora da Pedra



Mais informações em www.moncao-troviscoso.com