Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Freguesias > Merufe
Merufe
Monção


Freguesia localizada no sopé da serra de Anta e debruçada sobre o rio Mouro, é a mais extensa e já foi a mais populosa do concelho. Confronta com Longos Vales, a norte e poente, Barbeita e Segude, a norte, Tangil e Podame, a nascente, rio Vez ligando a Sistelo (Arcos de Valdevez), a sul, e Lordelo e Anhões, a poente. São seus lugares principais: Mosteiro Parada, Sernados, Granja, Santo André Portela do Alvite. Povoação antiga, foi comenda a Ordem de Cristo e reitoria do ordinário. 0 seu topónimo derivará do árabe e quererá significar "Coisa conhecida".

Grande couto, nasceu e cresceu à sombra de um convento de freiras beneditinas e em volta da família dos Abreus. Do mosteiro sabe-se que, em 1461, a abadessa D. Guiomar Rodrigues informou o rei D. João II da muita pobreza em que viviam e da falta de meios para sustentar a comunidade. O monarca, com a autorização do papa Xisto V, reduziu-o então a reitoria secular (passando a servir de igreja e residência paroquiais), dando-a aos arcebispos de Braga. As freiras foram mandadas para outros conventos da mesma ordem. Os Abreus aqui tinham quinta, couto e torre, com uma aldeia chamada Pica de Abreu, solar da família. Ao tempo do conde D. Henrique era já senhor deste território Gonçalo Rodrigues de Abreu, e seu filho e sucessor no senhorio, Lourenço de Abreu (que viria a levantar o Castelo de Lapela), serviu notavelmente o infante D. Afonso Henriques aquando do célebre Torneio de Valdevez. A igreja de Merufe, conforme a vemos actualmente e por certo após várias reformas, conserva interiormente o rasgado da porta que dava comunicação com o convento.

É do estilo barroco, com três naves de arcarias longitudinais apoiadas em colunas de fuste redondo. O pavimento foi alterado, soterrando as bases das colunas. No altar-mor sobressai uma rica talha dourada em cujos pilares estão as imagens do padroeiro S. Pedro e de S. Paulo. Os altares, também em talha dourada e construídos segundo os moldes da Renascença, foram falseados por tintas. À entrada, no baptistério, existe uma antiga pia baptismal. O exterior do templo é românico, tendo-lhe sido acrecentada uma torre no século XVIII. Hoje, a povoação é dominada pelo belo edifíco da Junta de Freguesia. Inaugurado em 22 de Setembro de 1992, resulta da recuperação e aproveitamento exemplares do antigo celeiro do concelho.

O velho casarão vinha servindo, nos últimos anos, de escola e residência de professores, mas perdeu esta utilidade após a construção da moderna escola do núcleo do Mosteiro. Trata-se de uma obra, feita em pedra da região e por artistas freguesia, que se evidencia pelo seu aspecto monumental (há quem afirme que é a mais bonita sede de junta do pais) mas onde o serviço às populações ganhou uma nova dimensão de funcionalidade. No segundo andar estão instalados os serviços da autarquia, com gabinetes adequados e salão nobre de reuniões para as sessões da Assembleia de Freguesia. Aqui funcionam também espaços para a formação profissional e de informação do Centro de Emprego.

O primeiro andar está ocupado com um posto médico e enfermagem, com secretaria, sala de espera e gabinetes médico e de enfermagem devidamente equipados.O Grupo Folclórico das Lavradeiras de S. Pedro de Merufe, outro dos orgulhos dos merufenses, tem sede instalada ainda no primeiro andar e ensaia no rés-do-chão (salão polivalente com palco e balneários).

Orago
S. Pedro

População
1100 habitantes

Atividades Económicas
Agricultura e pecuária, vinicultura, industria, comércio e industria

Feiras
Feira de Gado da Portela do Alvite (12 e 28 de cada mês)

Festas e Romarias
S. Pedro (29 de Junho), Festival Folclórico (último domingo de Junho ou primeiro de Julho), Senhor dos Passos (último domingo de Julho) e Festa da Pica (25 de Abril)

Património Cultural e Edificado
Edifício da sede da Junta de Freguesia, igreja paroquial, capelas do Senhor dos Passos, da Granja, de Sernados, do Arado, da Pica, de Santo André e Pias

Outros locais de Interesse Turístico
Margens dos rios Mouro e Vez e açude

Gastronomia
Cabrito "à moda de Merufe"

Artesanato
Tecelagem em linho e bordados


Mais informações em www.freguesiademerufe.pt


Espaço do Cidadão de Merufe
Junta de Freguesia de Merufe
Travessa da Junta nº 32
4950–318 Monção
Portugal

Tlf: +351 251 565 274
Email: ec.merufe@ama.pt

Horário de Funcionamento
Segunda a sexta: 9h00 -12h00 | 13h00 – 17h00