Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Festas/Eventos > Rali à Lampreia
Rali à Lampreia
PERÍCIA AUTOMÓVEL | CARROS CLÁSSICOS | RALI GASTRONÓMICO


No último fim de semana de fevereiro, o Município de Monção distingue a “Lampreia à Moda de Monção” - um dos pratos mais caraterísticos da gastronomia local - com a realização do Rali à Lampreia, prova emblemática e entusiasmante de perícia automóvel, realizada na Praça Deu-la-Deu Martins, no centro histórico de Monção.

O evento, promovido pela Câmara Municipal de Monção em conjunto com o Parallel Velocity Club, apresenta a espetacular prova de qualificação noturna, no sábado, e as habituais provas complementares, a realizar no domingo de manhã e à tarde.

Neste fim de semana, os restaurantes do concelho juntam-se à iniciativa automobilística, apresentando, nos respetivos cardápios, diversas formas de confecionar o famoso ciclóstomo, que apura os sentidos dos amantes da boa gastronomia. Este repasto tradicional, confecionado com recurso a segredos culinários do passado, é acompanhado pelos produtos vínicos da Sub-Região de Monção e Melgaço, tais como, o afamado Alvarinho, e pela saborosa doçaria tradicional (roscas, rosquilhos e papudos).

Todos os anos, este acontecimento enche as ruas do centro histórico e faz as delícias dos participantes, que têm a possibilidade de articular a aventura da perícia automóvel com o prazer de degustar uma saborosa lampreia do rio Minho.

Prova Noturna

Liguem os motores, acendam os faróis e acelerem para mais uma Prova de Qualificação Noturna do “Rali à Lampreia”. Uma oportunidade única para os amantes de perícia automóvel, no espetacular cenário noturno da Praça Deu-la-Deu, em Monção.

Encontro de Clássicos da Lampreia

No sábado, decorre o habitual “Encontro de Clássicos da Lampreia”, um passeio que percorre locais históricos de Monção e dos concelhos vizinhos. Ao almoço, tempo para saborear uma deliciosa “Lampreia à Moda de Monção”.

Para descomprimir do repasto, o programa continua com visitas a locais emblemáticos. A chegada está prevista para o final da tarde, ficando todos os carros clássicos expostos na Praça Deu-la-Deu. Segue-se, posteriormente, um lanche/jantar no Museu do Alvarinho, com degustação da célebre Foda à Monção, acompanhada pelo vinho Alvarinho.

Rali Gastronómico

Circuito pelos bares aderentes, realizado no sábado à tarde, onde cada participante tem acesso a um passaporte, que deverá selar em cada bar, comprovando, assim, a prova de acepipe de lampreia e o consumo de Alvarinho da Sub-Região de Monção e Melgaço. Entrega de uma lembrança, no Museu do Alvarinho, aos participantes que concluírem o Rali Gastronómico.
Embarque nesta deliciosa viagem de sabores.

Boxes Gastronómicas

No domingo, dê entrada nas Boxes Gastronómicas, situadas no Museu do Alvarinho, para saborear a afamada “Lampreia do Rio Minho”, confecionada com tradição e inovação, o nosso inconfundível vinho Alvarinho e as nossas maravilhosas "Roscas de Monção". 

Velhos Tempos

Um saudoso regresso ao passado.


Acompanhe o "Rali à Lampreia" na página social www.facebook.com/ralialampreia.