Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Festas/Eventos > Natal Mágico
Natal Mágico


Com o “Natal Mágico”, o Município de Monção pretende uma maior conexão e envolvimento entre a comunidade monçanense e seus visitantes, num ambiente de magia que conta com a participação especial das associações locais. Além da decoração própria da época e inúmeros espaços cénicos, a programação, feita pela autarquia local, compreende outras atividades natalícias.

O objetivo principal é, não só comemorar esta data importante, como também, promover o comércio tradicional, incentivando à realização de compras de Natal, nos estabelecimentos locais. 

Vamos Iluminar Monção

Monção é um sítio especial para visitar em qualquer época do ano. Mas no Natal, brilha de uma forma diferente! Ao cair da noite, a vila ganha um brilho especial, com a sua espetacular iluminação de Natal. Uma animação que todos vão adorar, pequenos e graúdos. Milhares de luzes cintilantes misturam-se com a decoração, os cheiros e os sons de Natal, enchendo de magia e cor as várias ruas, avenidas, árvores naturais e jardins.

Praça Deu-la-Deu

Visitar a casa e sentar-se no trenó do Pai Natal, apreciar o Presépio e o Pinheiro de Natal, dançar ao som dos músicos do coreto ou colocar a “Carta ao Pai Natal” do seu filho no marco de correio são algumas das atrações que a Praça Deu-la-Deu tem para lhe oferecer.

Além disso, temos a certeza de que se deslumbrará, também, com a decoração das árvores da praça, realizada com elementos criados pelas Associações Locais. Uma decoração que não poderia faltar e que ajuda a construir o ambiente natalício.

Neste Natal, há lugares onde vale a pena ir.

Mercado de Natal

Organizado pela “Post’art - Associação de Artesãos de Monção” em colaboração com a autarquia monçanense, o Mercado de Natal é uma iniciativa que pretende promover o artesanato de Monção e reunir, também, artesãos de outras localidades. No Natal, uma prenda artesanal é sempre especial.

Pai Natal de Duas Rodas

Promovida pelo Clube de Cicloturismo de Monção (CCM), esta iniciativa que, normalmente, entre crianças e adultos, conta com a participação de meia centena de praticantes da modalidade, vestidos à Pai Natal, inicia-se em diferentes locais do concelho e desenrola-se pelas ruas do centro histórico da vila. À semelhança de anos anteriores, dezenas de crianças estão à espera de uma tarde muito animada e divertida. Não é para menos! Na bagagem, o Pai Natal de duas rodas traz rebuçados, chocolates e balões para lhes oferecer.

Passeio de Natal do Grupo Motard "Os Feras"

Com ponto de encontro marcado nas Muralhas de Salvaterra de Miño, o Grupo Motard “Os Feras” promove um passeio natalício, circulando pelas ruas de Monção, vestidos de Pai Natal. Este ano, o Motoclube Curvas da Trincheira, de Salvaterra do Miño, volta a juntar-se ao passeio, que atravessa a Ponte internacional, para brindar ao Natal, na Praça Deu-la-Deu.

Chegada do Pai Natal

Este ano, o Pai Natal volta a chegar de barco a Monção. Na véspera do dia de Natal, a maior figura da quadra natalícia vai andar de barco nas águas do rio Minho e desembarcará no Cais da Lodeira, em Monção, fazendo as delícias dos mais novos. À espera do “velhinho simpático, de barbas brancas”, estarão crianças ansiosas pela surpresa, que este traz sempre consigo.

Brinde de Natal

O Brinde de Natal é uma iniciativa promovida pela Comissão de Festas em Honra à Virgem das Dores, que visa enaltecer a magia do Natal, através da realização de um Mega Brinde com Vinho do Porto, na Praça Deu-la-Deu.

Quadros Vivos de Natal

Pequenas representações teatrais de 10 quadros vivos, alusivos à época natalícia, que contam com a colaboração da comunidade e associações locais.

Prova Solidária S. Silvestre | Eurocidade Monção-Salvaterra de Miño

Com um percurso aproximado de 5 km e a realizar pelas ruas e praças das duas localidades fronteiriças, esta prova solidária tem partida marcada para a Praza do Concello, em Salvaterra do Miño, e chegada para a Praça Deu-la-Deu, em Monção.

Quem quiser participar, apenas terá de entregar um alimento não perecível que, numa fase posterior, será distribuído pelas famílias com dificuldades económicas de ambos os municípios.