Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Áreas de Ação > Património > Património Etnográfico

Património Etnográfico

O concelho de Monção é uma região rica, no que respeita a testemunhos vivos de uma cultura que combina, na perfeição, tradições emblemáticas com manifestações populares e religiosas. A cultura popular, continua a ser transmitida de geração em geração, sob a forma oral, por meio de lendas, provérbios, cantilenas e cantares ao desafio.

Em algumas freguesias do concelho, ainda subsistem práticas comunitárias ancestrais como desfolhadas, malhada do milho, lavradas, vindimas e o ciclo do linho, bem como, a utilização de engenhos de trabalho do antigamente.

Monção conta com inúmeros moinhos e espigueiros, destacando-se o conjunto de espigueiros em Luzio e o Espigueiro Pedro Macau, em Barbeita, por ser um caso único em todo o Minho, devido à sua singularidade e características diferenciadoras.

As tradições, relacionadas com os usos e costumes vividos pelos nossos antepassados, nunca caíram em desuso, continuando, nos dias que correm, a serem transmitidas e dinamizadas pelos grupos folclóricos e associações locais.

Para além dos exemplos do folclore, festas, feiras e romarias, as tradições do concelho de Monção destacam-se pelo seu caráter religioso e popular, tendo sobrevivido à passagem dos séculos, com as novas gerações a “pegarem” na herança dos mais velhos.