Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Áreas de Ação > Serviços Urbanos > Águas Residuais
Águas Residuais


O sistema de drenagem de águas residuais do Concelho de Monção é composto por redes de drenagem de águas residuais domésticas e redes de drenagem de águas residuais pluviais, sendo que, as primeiras são encaminhadas para tratamento em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e as segundas são encaminhadas para o Rio Minho.

Cada sistema de drenagem integra um conjunto de coletores e emissários e, no caso da drenagem de águas residuais domésticas, também condutas elevatórias e equipamentos (estações elevatórias), que permitem a recolha e transporte das águas residuais produzidas nas habitações até ao local de tratamento (ETAR). As águas residuais domésticas, depois de tratadas, são lançadas no meio recetor, em conformidade com as condições da licença de descarga. A gestão e exploração das redes de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais é responsabilidade da Câmara Municipal.

No âmbito dos Sistemas de Drenagem, e tendo em especial atenção aos eventuais impactos em termos ambientais, importa aqui abordar, de uma forma mais abrangente, os Sistemas de Drenagem de Águas Residuais Domésticas, atualmente estão em funcionamento, e que são os seguintes:

1) Sistema de Monção - Serve as populações de Monção, Troviscoso, Bela (parte), Mazedo (Zona Urbana e Zona Alta) e Cortes, sendo as águas residuais tratadas na ETAR de Monção.

2) Sistema de Barbeita/Ceivães - Serve as populações da freguesia de Barbeita (com exceção dos lugares de Tarendo, Souto, Bogadela e Merim) e de Ceivães (com exceção dos lugares de Moujozão, Cruzeiro, Couto, e Cimo de Vila), sendo as águas residuais tratadas na ETAR de Ceivães.

3) Sistema de Lapela - Serve as populações de todos os lugares da freguesia de Lapela, sendo águas residuais tratadas na ETAR de Lapela.

4) Sistema de Pias - Serve as populações da freguesia de Pias, com exceção dos lugares de Fontão, Lamoso, Vila Nova e Alderiz, sendo águas residuais tratadas na ETAR de Pias.

A gestão e exploração desta infraestrutura de tratamento e rejeição das águas residuais está concessionada à empresa Águas do Norte.

A gestão e exploração das infra-estruturas de tratamento e rejeição das águas residuais, designadas por ETAR (Estação de Tratamento de Água Residuais), é feita pelas seguintes entidades:

1)  ETAR de Monção – Empresa Águas do Norte, SA.

2) ETAR de Ceivães – Empresa Águas do Norte, SA.

3) ETAR de Lapela – Câmara Municipal de Monção

4) ETAR de Pias – Câmara Municipal de Monção

Os Sistemas de Drenagem de Águas Residuais Domésticas, cuja gestão é da responsabilidade da Câmara Municipal, compreendendo uma rede de drenagem, com uma extensão total de 112 Km, aproximadamente, abrange um total 6.000 alojamentos, havendo, atualmente, um total 3.846 utentes ativos.

De uma forma resumida, os Sistemas de Drenagem de Águas Residuais Domésticas, sob a gestão do Município, e respetivas caraterísticas, são os indicados na tabela abaixo apresentada.

De salientar que estão, atualmente, em fase final construção as seguintes redes de drenagem de águas residuais domésticas:

- Saneamento da Freguesia de Mazedo (Zona Baixa).

- Saneamento do Lugar dos Milagres (Cambeses).

- Saneamento da Freguesia de Serzedo (Longos Vales) e Aglomerado Urbano de Monte Redondo (Troviscoso).

- Saneamento da Freguesia de Troporiz.

- Saneamento das Freguesia de Messegães e das Zonas Baixas das Freguesias de Sá e Valadares (1.ª Fase), incluindo construção de uma ETAR Compacta.

Câmara Municipal de Monção
Edifício do Loreto - Praça Deu-la-Deu
4950-480
Monção

Tlf. +351 251 649 000
Fax: +351 251 649 010
Email:dasa@cm-moncao.pt 

Horário de Funcionamento
Segunda a sexta: 09h00 - 16h30m


SUGESTÕES E/OU RECLAMAÇÕES

Envie a sua sugestão e/ou reclamação face a todo e qualquer aspeto relacionado com o serviço de abastecimento de água, drenagem de águas residuais e recolha de resíduos sólidos urbanos por:

• email: dasa@cm-moncao.pt ou gap@cm-moncao.pt
• carta ou fax indicando o nome, NIF, morada e número de consumidor

Em alternativa, poderá dirigir-se ao Balcão Único da Câmara Municipal de Monção.