Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Enogastronomia > Vinho Verde Tinto
Vinho Verde Tinto


O concelho de Monção é conhecido pela qualidade aromática e degustativa do vinho Alvarinho, contudo, nesta área geográfica de beleza impressionante e sabores únicos, propicia à plantação de grandes vinhos, crescem e amadurecem extraordinários vinhos verdes tintos. Com o intuito de reforçar a produção e comercialização dos vinhos tintos de Monção e Melgaço, foi constituída, em outubro de 2016, a Real Confraria de Vinho Verde Tinto, a primeira da região dos vinhos verdes dedicada em exclusivo à defesa e valorização daquela casta.

Com entronizações anuais, a Real Confraria do Vinho Verde Tinto procura também contribuir para a preservação da tipicidade rural e valorização da autenticidade paisagística da Sub-Região de Monção e Melgaço, recorrendo, nesse sentido, à divulgação do seu vasto e rico património construído, vitivinícola e gastronómico.

Com o mesmo objetivo, realiza-se todos os anos a Feira do Vinho Tinto, em Tangil. Com este certame, a organização procura a divulgação dos produtos locais, a criação de um fim de semana animado para os residentes e visitantes e a promoção de um espaço de montanha com património secular e paisagens naturais admiráveis e relaxantes.

Real Confraria do Vinho Verde Tinto


Constituída, formalmente, em outubro de 2016, a Real Confraria do Vinho Verde Tinto, a primeira da região dos vinhos verdes dedicada em exclusivo à defesa e valorização desta casta singular, tem como objetivo relançar a produção e comercialização do vinho verde tinto da Sub-Região de Monção e Melgaço, procurando, igualmente, contribuir para a preservação da tipicidade rural e valorização da autenticidade paisagística do território. 

Mais informações em https://vinhoverdetinto.wixsite.com/confraria

Rota das Adegas


Promovida pela Real Confraria do Vinho Verde Tinto, a Rota das Adegas conta com o apoio das autarquias de Monção e Melgaço, Junta de Freguesia de Tangil e Casa do Povo de Tangil, compreendendo visitas e provas de vinho em cinco adegas da região: Adega do Sossego, Terras do Real, Alvaianas, Quinta das Pereirinhas e Cortinha Velha.

O percurso pelas adegas não tem ordem definida, sendo o itinerário estabelecido por cada participante. Para completar o roteiro, todos têm de marcar presença no início e final da iniciativa, no almoço em Tangil e nas cinco adegas aderentes, sendo cada passagem confirmada com o respetivo carimbo.

Além de promover os vinhos verdes tintos da nossa região, o passeio procura dar a conhecer o território dos dois concelhos e proporcionar momentos de convívio entre todos os participantes. O convite é: parta à descoberta de um produto único numa paisagem singular.

A organização não se responsabiliza por quaisquer danos materiais ocorridos, durante a realização da Rota das Adegas, e deseja a todos os participantes a passagem de uma jornada enriquecedora, marcada pela confraternização, camaradagem e moderação.

Eventos Associados


Feira do Vinho Tinto, Tangil

Tangil, freguesia de montanha do concelho de Monção, promove, habitualmente, no mês de maio, a “Feira do Vinho Tinto” . Além de expositores dispersos pelo espaço exterior da Casa do Povo de Tangil, o certame apresenta produtos locais, como presunto, chouriça ou broa, e um programa com animação musical e atividades diversas.

Organizada pela Junta de Freguesia de Tangil, a feira possui diversos atrativos gastronómicos, com petiscos variados e provas de vinho e broa, e uma vertente etnográfica que tem como referências a música filarmónica, grupos de concertinas e festival de folclore.

Com este certame, a organização procura a valorização dos produtos locais, a criação de um fim de semana animado, para os residentes e visitantes, e a valorização de um espaço de montanha com património secular e paisagens naturais admiráveis e relaxantes.