Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Enogastronomia > Lampreia à Moda de Monção
Lampreia à Moda de Monção
Arroz de Lampreia ou Lampreia à Bordalesa


Há coisas que nunca mudam, e ainda bem, porque na gastronomia, o respeito pela sazonalidade é uma das regras básicas de qualquer cozinha. Prova disso, é a “Lampreia à Moda de Monção”. Um prato de excelência, dos mais característicos da gastronomia local.

Por isso, quem verdadeiramente gosta de lampreia, tem boas razões para visitar Monção, onde se poderá deliciar com arroz de lampreia ou lampreia à bordalesa, ou ainda com opções mais contemporâneas, como o sushi de lampreia, lampreia de escabeche ou empanada de lampreia.

Este repasto tradicional, confecionado com recurso a segredos culinários do passado, é acompanhado pelos produtos vínicos da Sub-Região de Monção e Melgaço, tais como, o afamado Alvarinho, e pela saborosa doçaria tradicional (Roscas de Monção, Rosquilhos, Papudos e Barriguinhas de Freira).

Eventos Associados

Rali à Lampreia

Perícia Automóvel | Carros Clássicos | Rali Gastronómico

No último fim de semana de fevereiro, o Município de Monção distingue a Lampreia do Rio Minho - um dos pratos mais caraterísticos da gastronomia local - com a realização do Rali à Lampreia, prova emblemática e entusiasmante de perícia automóvel, realizada na Praça Deu-la-Deu Martins, no centro histórico de Monção.

Neste fim de semana, os restaurantes do concelho juntam-se à iniciativa automobilística, promovida pela Câmara Municipal de Monção e Sport Clube do Porto, apresentando, nos respetivos cardápios, diversas formas de confecionar o famoso ciclóstomo, que apura os sentidos dos amantes da boa gastronomia. Este repasto tradicional, confecionado com recurso a segredos culinários do passado, é acompanhado pelos produtos vínicos da Sub-Região de Monção e Melgaço, tais como, o afamado Alvarinho, e pela saborosa doçaria tradicional (roscas, rosquilhos e papudos).

Todos os anos, este acontecimento enche as ruas do centro histórico e faz as delícias dos participantes, que têm a possibilidade de articular a aventura da perícia automóvel com o prazer de degustar uma saborosa lampreia do rio Minho.

Acompanhe este evento na página social www.facebook.com/ralialampreia