Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Enogastronomia > A Mesa das 7 Maravilhas
A Mesa das 7 Maravilhas
7 MARAVILHAS DE PORTUGAL®

Multimédia0
Classificada como “Património Nacional”, a gastronomia surge como um marco diferenciador da herança cultural de um povo. Falar dos sabores tradicionais é viajar pelos maravilhosos aromas de pratos confecionados com saber e minúcia, que se adaptam às estações do ano e aos produtos que a natureza, gentilmente, oferece.

O concelho de Monção oferece um vasto cardápio de paladar caseiro e gostoso que compreende, entre outros manjares, o “Cordeiro à moda de Monção”, conhecido como a “Foda à Monção” e galardoado no concurso “7 Maravilhas à Mesa de Portugal”, o Arroz de Lampreia do rio Minho, o Sável e o Salmão, geralmente servidos grelhados ou em caldeirada.

Na doçaria, surgem as populares “Roscas de Monção”, doce eleito no concurso nacional “7 Maravilhas Doces à Mesa”, e as delícias conventuais das “Barriguinhas de Freira”.

Consequência desta variedade e riqueza gastronómica, a autarquia monçanense, em conjunto com os proprietários dos restaurantes locais e a região de turismo, levam a efeito a iniciativa “Fins de Semana Gastronómico”, em finais de fevereiro, dedicado à promoção do arroz de lampreia do rio Minho e “Barriguinhas de Freira”.

Este evento, parte integrante do calendário cultural anual da autarquia, é motivo de atração para inúmeros visitantes motivados pela excelência da culinária local e pelos programas de animação preparados pelo executivo para complementar a oferta gastronómica. Nesta altura, a vila anima-se com o “Rali à Lampreia”, perícia automóvel no centro histórico.

No mês frio de outubro, os amantes da boa gastronomia têm a oportunidade de saborear o “Cordeiro à moda de Monção”, prato com nome ousado e grande tradição no concelho. Com a distinção no concurso “7 Maravilhas à Mesa de Portugal”, procede-se às diferentes etapas da certificação deste prato, trabalho da responsabilidade da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.