Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Alvarinho > Rota do Vinho Alvarinho
Rota do Alvarinho


A Rota do Vinho Verde Alvarinho é o primeiro exemplo de aplicação da Carta Europeia de Enoturismo. Ancorado no seu produto estrela, o Vinho Verde Alvarinho, este projeto focaliza-se na promoção e valorização do território, como um todo, particularizando toda a oferta turística: Alojamento, Restauração, Comércio, Património Cultural e Natural e Animação.

Pretende-se proporcionar a quem visita este território, constituído pelos concelhos de Monção e Melgaço, uma mão cheia de experiências marcantes e diferenciadoras, correspondendo às expetativas de quem pretende passar uns dias enriquecedores, em comunhão com a natureza e as delícias dos sabores e saberes que esta região oferece.

Monção e Melgaço são paisagem e aventura, locais de bem-estar e bem comer, de pessoas acolhedoras e de espaços aconchegantes, onde nos sentimos em casa. As atividades possíveis, nestas paragens, são imensas: percursos de BTT, passeios de jipe e moto 4 e caminhadas retemperadoras, pelos lugares fluviais e de montanha.

O Rio Minho e seus afluentes têm as condições naturais necessárias à prática de desportos náuticos, proporcionando momentos tranquilos e emoções fortes. As casas solarengas, quintas e adegas revelam-se como verdadeiros repositórios da nossa identidade e tradição, deixando, no ar, a sensação de algo único e singular que vale a pena conhecer.

Ao entrar pelas portas destes concelhos, vindos de Valença ou Espanha, podem apreciar-se as vinhas da casta Alvarinho, plantadas em magníficos anfiteatros, a meia encosta, num microclima muito próprio, protegido pelas montanhas de Portugal e Espanha, conjugando o solo, o sol, o sofrimento, a sabedoria e o sossego. Cinco “S” para um vinho feito com arte e cheio de vida. Quem vem, gosta. Mais tarde, regressa.


Saiba mais em rotadoalvarinho.pt