Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Alvarinho > Real Confraria do Vinho Alvarinho
Real Confraria do Vinho Alvarinho
Monção


A Real Confraria do Vinho Alvarinho, fundada em 2007, é uma entidade de direito privado que tem como objetivo a valorização e defesa do vinho Alvarinho, produzido na Sub-Região de Monção e Melgaço, preservando a autenticidade deste território através da divulgação do seu património vinícola. O Grão-Mestre é José Emílio Moreira, presidente da Câmara Municipal de Monção entre janeiro de 1998 e setembro de 2013.

Dos objetivos propostos, referência também para a concretização de ações associadas ao cultivo da vinha e ao turismo rural e promoção paisagística e arquitetónica dos dois concelhos, bem como para a riqueza e variedade da gastronomia local. Desta forma, está a contribuir para combater a desertificação e ultrapassar constrangimentos próprios de zonas afastadas dos grandes centros urbanos.

Os confrades podem ser efetivos (Mestres ou Oficiais), honorários, protetores e enófilos. Os Confrades Mestres são pessoas que exercem a sua atividade como viticultores do vinho Alvarinho. Os Confrades Oficiais são técnicos de viticultura e enologia ou outros ligados ao setor.

Podem ser Confrades Honorários as pessoas, singulares ou coletivas, que se interessam pelo propósito da Real Confraria do Vinho Alvarinho ou que, pela sua ação ou serviços prestados, tenham contribuído para a sua valorização. Confrades Protetores são pessoas, singulares ou coletivas, que queiram apoiar as atividades promovidas. Por sua vez, Confrades Enófilos são pessoas, singulares ou coletivas, que expressamente se declaram amigos do Vinho Alvarinho e adiram aos objetivos da entidade.


Saiba mais em www.facebook.com/Confrariadoalvarinho