Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Alvarinho > Produtores de Vinho Alvarinho
Produtores de Vinho Alvarinho
Monção

Os monovarietais de Alvarinho são a imagem de marca da Sub-Região de Monção e Melgaço, consequência natural da relação umbilical que se desenvolveu, ao longo dos tempos, com a casta Alvarinho. Esta profunda dedicação resultou numa ocupação de 80% da superfície vitícola da região, com esta casta, sendo esta área gerida por 70% dos viticultores em atividade.

No ano de 1985, como resposta à necessidade da existência de uma plataforma, que prestasse auxílio na canalização dos fundos europeus para a atividade vitícola, os viticultores desta região organizaram-se e criaram a Associação de Produtores de Alvarinho (APA).

Nas décadas seguintes, a APA sentiu a necessidade de integrar os produtores-engarrafadores na sua organização, promovendo uma estratégia convergente entre os dois atores da fileira do vinho Alvarinho. Deste modo, a aposta na valorização de uma estratégia conjunta de atuação, potenciando a criação de valor para todos, tornou-se numa das áreas de intervenção da APA.

No ano de 2009, após fusão com a União de Produtores de Alvarinho (UPA), a associação passou a denominar-se Associação de Produtores de Alvarinho de Monção e Melgaço (APA Monção e Melgaço) e tornou-se na única estrutura representativa dos viticultores e empresas da sua área de intervenção, contando com cerca de 1700 viticultores da casta Alvarinho e 35 empresas produtoras de monovarietais de Alvarinho.Mais informações em www.vinhoverde.pt