Baseado na forte e comprovada relação entre a linguagem oral e a literacia, o Programa de Linguagem Oral é uma iniciativa que tem como objetivos principais a identificação precoce de crianças com dificuldades da linguagem e fala e a intervenção atempada ao nível da terapia da fala. Numa primeira fase, todas as crianças, com 4 anos de idade, são alvo de um rastreio de linguagem e fala, por parte das suas educadoras de infância e sob monitorização da terapeuta da fala. Posteriormente, todas aquelas que não apresentam as competências esperadas para a sua faixa etária, são encaminhadas para uma avaliação pormenorizada em terapia da fala e, se necessário, para intervenção nesta valência. Esta iniciativa é dinamizada no Agrupamento de Escolas de Monção e no Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Monção.Reconhecendo-se a importância da prática baseada na evidência, o Programa Linguagem Oral integra, também, um Projeto de Investigação sob orientação de Marisa Lousada (Universidade de Aveiro), intitulado “Linguagem: caracterização da população pré-escolar do Município de Monção”. Este tem como objetivos a caracterização do perfil linguístico da população em idade pré-escolar e a identificação da prevalência de perturbações de linguagem e perturbações dos sons da fala, em crianças com 4 anos de idade.Evento: No dia 3 de maio de 2019, decorreu, no auditório da Biblioteca Municipal de Monção, a palestra “A importância da linguagem no sucesso escolar”, dirigida a toda a comunidade escolar e público em geral. Com intervenções de Natália Rocha (Vereadora da Educação no Município de Monção), Marisa Lousada (Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro) e Daniela Fernandes (Terapeuta da Fala no Município de Monção), este evento teve como objetivos principais a divulgação do Programa da Linguagem Oral e a sensibilização da comunidade para a importância da linguagem na qualidade do sucesso educativo, dotando docentes e cuidadores de ferramentas e competências que lhe permitam, por um lado, estimular estes domínios e, por outro, identificar sinais de alerta. Estiveram presentes pais, professores, educadores e técnicos, os quais tiveram oportunidade de ver esclarecidas algumas dúvidas. Foi um momento muito produtivo e muito participativo, onde foram partilhadas vivências e estratégias.