Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Áreas de Ação > Educação > Parque Escolar

Parque Escolar


O Concelho de Monção dispõe de várias estruturas escolares, públicas e privadas, que, no seu conjunto, garantem um acesso facilitado aos alunos dos diversos níveis de ensino e respondem, afirmativamente, a uma aprendizagem pautada por valores de qualidade e exigência.

No ensino pré-escolar, o concelho compreende 5 jardins-de-infância públicos (Mazedo, Monção, Pias, Cortes e Tangil) para maiores de 3 anos, contando com um total de 227 crianças. Para crianças com idade inferior a 3 anos, o município dispõe de 3 estruturas pertencentes a instituições de solidariedade social: Santa Casa da Misericórdia de Monção, Centro Social e Paroquial de Barbeita e Creche do Grémio Social de Mazedo.

O primeiro ciclo de ensino básico, frequentado por 438 alunos possui quatro escolas dispersas pelo concelho: Escola Básica de Estrada, 83 alunos, Escola Básica José Pinheiro Gonçalves, na sede do concelho, 211 alunos, Escola Básica de Pias, 92 alunos, e Escola Básica de Vale do Mouro, 52 alunos.

No seguinte patamar educativo, do 5º ao 9º ano, o município dispõe da Escola Secundária de Monção, EB 2.3 de Monção e Escola Básica de Vale do Mouro, equipamentos educativos que, no total, recebem 679 alunos. A Escola Secundária de Monção, do 10º ao 12º ano, é frequentada por 360 alunos no ensino regular e vocacional/profissional. Na escola profissional, estudam, entre cursos profissionais e cursos de ensino vocacional, 263 alunos.