Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Áreas de Ação > Ação Social > Saúde > Envelhecimento Ativo
Envelhecimento Ativo
Monção

A Organização Mundial da Saúde define Envelhecimento Ativo como o processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas, à medida que vão envelhecendo.

Em Monção, a mensagem da Organização Mundial da Saúde, baseada na estratégia global “Envelhecer Saudável”, constitui uma das prioridades do executivo local que, nesse sentido, promove diversas iniciativas direcionadas para a concretização daquele objetivo.

O projeto “Baús Volantes” leva livros, filmes e recordações aos centros de dia do concelho e o Cine Teatro João Verde recebe a iniciativa “Idade Maior”, onde os idosos podem ver, gratuitamente, filmes de qualidade, grande parte, faladas em português.

O exercício físico é parte integrante do processo de envelhecimento ativo, realizando-se, nesse sentido, sessões específicas nos centros de dia do concelho e atividades enquadradas no projeto “Olimpíadas Seniores”, onde cerca de meia centena de monçanenses preparam, com treinos regulares, a celebração desta iniciativa intermunicipal.  

Referência, ainda, para o projeto “Diabetes em Movimento”, programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2. Decorrendo ao longo de nove meses, entre outubro de 2019 e junho de 2020, no salão polivalente dos bombeiros voluntários de Monção, compreende três sessões semanais (segundas, quartas e sextas), entre as 10h00 e as 11h30.

No âmbito da Universidade Sénior de Monção, a população sénior do concelho dispõe de espaços de aprendizagem, cultura, lazer, voluntariado e participação social. Além das aulas, os participantes participam em encontros e convívios e efetuam visitas de estudo.