Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Município > Dados Estatísticos
Dados Estatísticos


Para um melhor entendimento da realidade de um concelho em termos demográficos, é necessário conhecer as suas caraterísticas sócio-culturais, a evolução, a estratificação e as perspetivas de crescimento da população de uma região. Os dados proporcionados pela análise populacional, permitem a identificação de um conjunto variado de cenários de desenvolvimento e das causas que estiveram na sua origem, apontando, ao mesmo tempo, o caminho acertado para orientar e/ou consolidar um quadro de intervenções estratégicas.

O Concelho de Monção é, presentemente, um dos centros urbanos com maior relevância na relação entre a Galiza e a Região Norte. Localizado na NUT III - Minho-Lima, assenta numa base territorial de cerca de 212 quilómetros quadrados, divididos, administrativamente, por 24 uniões/freguesias: A saber, Abedim, Anhões-Luzio, Barbeita, Barroças e Taias, Bela, Cambeses, Ceivães-Badim, Lapela-Troporiz, Lara, Longos Vales, Mazedo-Cortes, Merufe, Messegães-Valadares-Sá, Monção-Troviscoso, Moreira, Pias, Pinheiros, Podame, Portela, Riba de Mouro, Sago-Lordelo-Parada, Segude, Tangil, Trute.

Assumindo-se como um espaço de crescimento demográfico e económico em potência, residem no Concelho de Monção, de acordo com os Censos 2011, 19.179 pessoas, das quais 8.693 são homens e 2.482 são menores de 18 anos. Nos Censos de 2011, foram, ainda, contabilizadas 7.483 famílias, 13.338 alojamentos e 11.718 edifícios.  

Fonte: INE (www.ine.pt)

17.869
habitantes