Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Áreas de Ação > Proteção Civil e Floresta

Proteção Civil e Floresta


Proteger pessoas e bens é uma das missões das autarquias locais que, em colaboração com os organismos e autoridades competentes, tem como finalidade “resgatar” soluções de emergência, sempre que ocorram catástrofes ou situações de perigo iminente.

A Proteção Civil Municipal, agregando um vasto conjunto de entidades, é o organismo que, face a esses cenários, se responsabiliza pela coordenação, planeamento e execução das soluções mais adequadas para cada caso específico. Motivo pelo qual assume grande importância na gestão municipal, situando-se no topo da hierarquia dos apoios dispensados, no âmbito das transferências financeiras para associações e instituições.

Num concelho com uma mancha florestal significativa, como é o nosso, a floresta constitui, igualmente, uma prioridade na estratégia municipal. A par de ações de sensibilização junto da população e implementação de medidas de prevenção e vigilância, o Município de Monção tem evidenciado grande esforço para a normalização deste importante setor de atividade no concelho.

Após os avassaladores incêndios de outubro de 2017, assistiu-se a uma aposta consolidada na floresta com reforço das equipas de sapadores, posto avançado de bombeiros em Riba de Mouro no período de verão, e candidatura a financiamentos governamentais para destruição dos ninhos de vespa velutina e realização de queimas (Programa Queima Segura).

Paralelamente, foi aprovado o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (2019-2028), instrumento operacional de planeamento, programação, organização e execução de um conjunto de ações de prevenção, cujo objetivo incide na diminuição do impacto causado pelos incêndios florestais, procurando defender a floresta, a vida das pessoas e os seus bens.