O Município de Monção dispõe de vários mecanismos de apoio para quem pretende reconstruir, nomeadamente, isenção de taxas e apoio em trabalhos de arqueologia (centros históricos), sendo um dos municípios portugueses com a taxa de IMI no limite mínimo legal, acrescido da majoração familiar.
No âmbito do “Monção Social”, na medida “Apoio à Recuperação de Habitações Degradadas”, o Município ajuda as famílias mais desfavorecidas do concelho, melhorando as condições de habitabilidade através da beneficiação da caixilharia, telhados, cozinhas e casas de banho.
Presentemente, procede-se à elaboração da Estratégia Local de Habitação, cujo objetivo consiste em fazer um diagnóstico do parque habitacional, referenciando as carências, os recursos e as dinâmicas locais, de forma a definir as metas, os objetivos e as soluções habitacionais a desenvolver no futuro.Projeto de Regulamento Municipal de Atribuição e Gestão de Habitação Social
Requerimento Habitação Social Portal da Habitaçãowww.portaldahabitacao.pt