Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Município > Geminações
Geminações
Monção

Desde finais da década de 1980, o Município de Monção tem vindo a desenvolver contactos de intercâmbio cultural com algumas cidades europeias, tendo esta acção resultado em protocolos de geminação.

Um destes primeiros protocolos foi estabelecido em maio de 1989, com a cidade galega de Redondela, onde também se celebra, da mesma forma que em Monção, o dia do Corpo de Deus, com o secular combate do Dragão e São Jorge – a Festa da Coca.

Com a missão de perpetuar o intercâmbio cultural, em agosto de 1992, Monção assina um protocolo de intercâmbio com a cidade de Tarascon-sur-Ariège. Cidade esta que possui uma importante comunidade de emigrantes portugueses, alguns dos quais monçanenses, que ajudam a estreitar os laços entre Monção e esta cidade francesa, localizada nos contrafortes dos Pirenéus.

Em junho de 2006, Monção estabelece um terceiro protocolo de cooperação e intercâmbio cultural. Desta vez, com a cidade de Vigneux-sur-Seine, situada junto a Paris. Através deste protocolo, foram estreitados os vínculos culturais já existentes, nomeadamente graças à comunidade emigrante lá existente, assim como, se contribui para o desenvolvimento das relações sociais, desportivas, turísticas e económicas, cuja missão é o fortalecimento da integração na Europa.

Nas comemorações do 20º aniversário da ponte internacional entre Monção e Salvaterra de Miño, realizadas no dia 28 de março de 2015, procedeu-se à assinatura do quarto protocolo de geminação. Desta vez, com a localidade vizinha de Salvaterra de Miño. Na ocasião, a travessia rodoviária sobre o rio Minho foi batizada com o nome de "Ponte Internacional João Verde/Amador Saavedra".  

Redondela
www.redondela.gal

Tarascon-sur-Ariège
www.mairie-tarascon.com

Vigneux-sur-Seine
www.mairie-vigneux-sur-seine.fr

Salvaterra de Miño
www.concellodesalvaterra.com