Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Município > Geografia e Clima
Geografia


As condições geográficas constituem factores essenciais na definição de unidades territoriais, sendo importante o contributo direto e indireto das suas características para determinar aptidões, capacidades e potencialidades de determinada região.

Relativamente ao concelho de Monção, o nível altimétrico varia entre as zonas da várzea e terrenos fluviais, junto ao Rio Minho, e a zonas montanhosas, cujas principais cotas são, por ordem crescente, Santo António (1114 metros), Fonte Boa (925 metros) Chã de Éguas (751 metros) e Bustavade (743 metros).

Nos vários estudos efectuados no concelho, verifica-se que as variações do relevo entre as áreas baixas do concelho, situadas abaixo dos 100 metros de altitude, ocupam cerca de 20% do território, igualando com as áreas montanhosas superiores a 500 metros.

Clima


O clima de Monção é favorecido pelas massas de ar marítimo devido à proximidade do litoral, conjugada com uma situação de variação altimétrica e ocupação do solo que favorecem a ocorrência de microclimas. Os verões, em geral, são moderados, sem amplitudes térmicas marcadas. Os meses de julho, agosto e setembro, são os mais quentes do ano e as temperaturas variam entre os 10ºC e os 20ºC de média aproximada.

O mês mais frio, dezembro, apresenta em termos de temperatura média, valores similares em toda a região, que rondam os 9ºC. A humidade relativa do ar apresenta valores médios anuais entre os 80 e 85% na zona Este, crescendo para valores superiores a 85% na zona mais atlântica do concelho.

A ocorrência de índices de geada dá-se, fundamentalmente nos, meses de janeiro, fevereiro e dezembro. A precipitação anual ronda os 1000 mm, junto ao rio Minho, crescendo esses valores à medida que se avança para sul, chegando a atingir os 2000 mm nas zonas mais elevadas e de marcada exposição atlântica. O concelho varia entre as zonas da várzea e terrenos fluviais, junto ao Rio Minho, e a zona de montanha, onde atinge a cota de 1114 mm, no limite sudoeste do concelho (Santo António), freguesia de Riba de Mouro.