Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Município > Brasão de Armas
Brasão de Armas
Monção

O brasão de armas da vila de Monção está presente no Livro dos Brasões das Cidades e Vilas, datado de 1675. Representa «em campo de verde, tôrre de prata, do alto da qual soerguem três quartos de vulto de mulher jovem que segura em cada mão seu pão de ouro; de prêto, quebrada em sobrecéu, uma legenda que reza, “DEUS O DEU, DEUS O HÁ DADO».

A letra e o desenho do brasão conjugam-se para expressar que, a localidade, heraldicamente representada, era uma povoação de habitantes entregues à agricultura, em território sujeito aos ataques de inimigo vizinho, que só poderia viver e prosperar sob a protecção da fortaleza, não faltando o substancial socorro divino, que claramente expressa.

Esta imagem está, claramente e desde longa data, associada a uma conhecida lenda de uma heroína monçanense: Deu-la-Deu Martins, figura mítica que salvou a localidade, quando num rasgo de astúcia, mandou juntar a última farinha para fazer pães, lançando-os, do alto da muralha, aos invasores castelhanos. Estes, vendo tanta fartura, levantaram cerco ao burgo, deixando a história de Monção intimamente ligada a este episódio.