Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Monção > Áreas de Ação > Património > Património Religioso > Santuário da Senhora da Vista
Santuário da Senhora da Vista
Podame e Tangil, Monção


O Santuário de Nossa Senhora da Vista fica situado no monte com mesmo nome, entre as freguesias de Tangil e Podame. Não se sabe, ao certo, quando começou esta devoção e a que época remonta a construção da primitiva capela, nem tão pouco quem a construiu. Porém, em 1774, sob invocação de Senhora da Boa Vista, já lá se fazia a festa anual.

Será dessa época a sua construção? Será ainda mais antiga?
Não existe uma resposta concreta. A verdade é que os documentos mais antigos são os livros de receita e de despesa, com termo de abertura, cuja elaboração data dessa época. É possível que haja documentos mais antigos e valiosos, que poderiam lançar um pouco mais de luz sobre a origem da capela. No entanto, por se tratar, talvez, de edificações simples sem interesse histórico, não houve, neste e em outros casos semelhantes, o cuidado de arquivar os documentos que lhes dizem respeito. 

Curiosidade
A festa de Nossa Senhora da Vista, como atualmente é chamada, faz-se na dita capela, no primeiro domingo de Agosto, alternadamente. Um ano pela freguesia de Podame, outro ano pela freguesia de Tangil.