Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > “UM GUIA INOVADOR DE UMA REGIÃO EM CRESCIMENTO”

“UM GUIA INOVADOR DE UMA REGIÃO EM CRESCIMENTO”

16.12.2022

O Guia de Vinhos da Sub-Região de Monção e Melgaço 2022, da autoria de João Paulo Martins, apresentado ontem, no Museu Alvarinho, afirma-se como um auxiliar precioso para os amantes do nosso universo vinícola.

Na presença de elementos da Real Confraria do Vinho Alvarinho e vários produtores desta casta elegante e aromática, o Guia de Vinhos da Sub-Região de Monção e Melgaço 2022, da autoria de João Paulo Martins, jornalista conceituado com larga experiência na área dos vinhos, foi apresentado ontem, no Museu Alvarinho.

Presente no lançamento, António Barbosa, referiu que o presente guia de vinhos, revela-se, no seguimento do anterior, como um auxiliar precioso para os amantes do universo vinícola de Monção e Melgaço, bem como para os apreciadores desta casta distinta, feita com alma, num território singular.

Realçando que a publicação contribuirá para cimentar a dimensão dos nossos vinhos no contexto nacional e mundial, António Barbosa agradeceu o trabalho minucioso, com linguagem acessível e informada, do autor, João Paulo Martins, e desejou que a leitura do guia seja o ponto de partida para novas descobertas e experiências sensoriais e gustativas.

João Paulo Martins abordou as diferentes etapas do projeto editorial, com visitas aos locais, contactos com os produtores e a realização de provas, reforçando a ideia que, partindo do prestígio e da notoriedade da região, este guia constituirá mais um elemento de afirmação de Monção e Melgaço.

Defensor de vinhos Alvarinho em grande formato, devido à maior lentidão imprimida no estágio, e em produtos com alguns anos em garrafa, originando vinhos com mais idade, João Paulo Martins mostrou-se satisfeito com a adesão dos produtores ao guia de vinhos, tendo enaltecido o crescimento e diversidade da casta Alvarinho, através do lançamento de novos produtos no mercado.

Vítor Cardadeiro, Grão-Mestre da Real Confraria do Vinho Alvarinho, deu nota que o guia de vinhos é “uma excelente obra de divulgação dos produtos de Monção e Melgaço”, revelando confiança “no presente e futuro do Alvarinho” e orgulho “na atratividade da nossa região junto dos investidores”.

Englobando notas de prova, o Guia de Vinhos da Sub-Região de Monção e Melgaço 2022, contempla, também, um capítulo da história da região e dos seus vinhos, um capítulo de vinhos velhos e, como é habitual neste género de publicações, uma seleção dos melhores do ano. Além dos vinhos brancos, inclui rosés, espumantes, tintos e aguardentes vínicas.