Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS NO ESPAÇO PÚBLICO

INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS NO ESPAÇO PÚBLICO

23.11.2022

Monção embeleza “paisagem” urbana, através da pintura de várias caixas de eletricidade no centro histórico da vila.

 

Nos últimos anos, os espaços públicos do centro histórico de Monção têm sido invadidos por diferentes manifestações artísticas, gerando, lentamente, um diálogo criativo entre o património histórico e a arte urbana, propondo, aos visitantes, uma oferta cultural mais ampla e diversificada.

 

Neste contexto, realizou-se, em dois fins de semana distintos, um em outubro e outro em novembro, uma atividade artística de embelezamento da “paisagem” urbana monçanense, consistindo na pintura de várias caixas de eletricidade no centro histórico da vila.

 

A iniciativa, recebida de forma muito positiva por parte da população local, foi desenvolvida por um conjunto de artistas pertencentes ao “Coletivo Rua”, nascido no Porto, em 2006. A saber: Nuno Palhas (third), Mário Fonseca (oker), Tiago Braga (fedor), Nuno Barbedo (caver) e Pedro Sequeira (podre).

 

Naqueles suportes, através de uma linguagem plástica contemporânea, os artistas recriaram diferentes aspetos da história, do património e da mitologia local. Assim, é possível visualizar o afamado Alvarinho, a lendária Coca, e a heroína Deu-la-Deu Martins

 

Também a saborosa Lampreia do Rio Minho, que chega à mesa em diferentes formas, todas deliciosas, o apetecível Cordeiro à Moda de Monção, com nome ousado e sabor autêntico, e as lendas e mitos que povoam o território monçanense com históricas mágicas e fascinantes.

 

A presente intervenção, focada na valorização artística do núcleo urbano de Monção, procurou a criação de mais um motivo de atratividade junto dos visitantes que, desta forma, podem usufruir de um novo roteiro artístico, complementando as visitas aos monumentos, esculturas e museus localizados no núcleo histórico da vila (Museu Alvarinho, Museu Monção & Memórias e Museu Rota dos Castros).