Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > MUNICIPIO INCENTIVA HÁBITOS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEIS

MUNICIPIO INCENTIVA HÁBITOS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEIS

16.11.2022

As atividades decorrem em todos os patamares de ensino, tendo como objetivo sensibilizar as crianças e jovens para a importância de uma alimentação cuidada.

 

O Município de Monção assinalou outubro como o Mês da Alimentação Saudável, através da realização de um conjunto de atividades alusivas à temática. Destinando-se a crianças e jovens, desde a Educação Pré-Escolar até ao Ensino Secundário, as ações “entraram” pelo mês de novembro.

 

Em parceria com a Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Monção e os/as educadores/as de infância do Agrupamento de Escolas de Monção, deu-se início à implementação do Programa Passezinho, dirigido às crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar.

 

No 1º Ciclo do Ensino Básico, também em colaboração com a Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Monção e docentes titulares, decorre o Projeto Heróis da Fruta, um desafio aliciante para os alunos, cuja missão consiste em alimentar os seus superpoderes na escola e em casa.

 

Tendo a duração de 5 semanas, os alunos recebem, no final, um certificado de participação que atesta o cumprimento, com inesgotável empenho, do desafio proposto. Como prova dessa dedicação, os alunos “comprometem-se” a dar continuidade, no futuro, à nobre missão de que foram incumbidos.

 

Destinados a este nível de ensino, realizaram-se, também, Workshops de Lanches Saudáveis, uma atividade dinamizada pelos Professores Rui Ribeiro e Maria do Carmo Fernandes, da EPRAMI, com o apoio dos seus alunos/as do Curso de Cozinha/Pastelaria.

 

Para os alunos/as do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, foi lançado o 1º Concurso de Ementas Saudáveis, cujas inscrições terminam no dia 23 de novembro. No âmbito do concurso, será escolhido um vencedor por ano letivo, cujas ementas serão servidas nos refeitórios das escolas. Para os alunos/as do Ensino Secundário, será lançado, em breve, o 1º Concurso Wrap da Alimentação.

 

A dinamização destas atividades, desenvolvidas de forma lúdica e pedagógica, tem como objetivo sensibilizar as crianças e jovens para a importância de uma alimentação cuidada no seu crescimento e desenvolvimento físico, psíquico e emocional, incentivando a prática de hábitos saudáveis e a prevenção do desperdício alimentar.