Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > CELEBRAÇÃO DO S. MARTINHO

CELEBRAÇÃO DO S. MARTINHO

10.11.2022

Todos os anos, no dia 11 de novembro, celebra-se o S. Martinho.

 

À semelhança de outras localidades no país, Monção comemora a data com a realização de magustos em várias freguesias do concelho que decorrerão no domingo, dia 13 de novembro. Em Parada, a celebração de S. Martinho é acompanhada pela realização da tradicional feira do gado, com prémios para os melhores exemplares.

 

Neste dia festivo, perspetiva-se muita animação popular com bombos, concertinas e cantares ao desafio. Os recintos prometem encher-se de pessoas para saborearem uma castanha e beberem um copo de vinho tinto. E, como é habitual, o astro rei vai espreitar, cumprindo o chamado “Verão de S. Martinho”.

 

A lenda reza assim: “Num dia frio e chuvoso de inverno, Martinho seguia montado a cavalo quando encontrou um mendigo. Vendo o pedinte a tremer de frio e, sem nada que lhe pudesse dar, pegou na espada e cortou o manto ao meio, cobrindo-o com uma das partes.

 

Mais à frente, voltou a encontrar outro mendigo, com quem partilhou a outra metade da capa. Sem nada que o protegesse do frio, Martinho continuou a viagem. Nesse momento, as nuvens negras desapareceram e o sol surgiu. O bom tempo prolongou-se por três dias”.

 

No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho