Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > CAIS FLUTUANTE DA LODEIRA CONCLUIDO

CAIS FLUTUANTE DA LODEIRA CONCLUIDO

26.10.2022

A estrutura servirá de apoio à embarcação turística que promove passeios no rio Minho, apoiando, também, a atividade desportiva fluvial naquele local.

 

Enquadrado no projeto “Rio Minho: Um Destino Navegável”, o Cais Flutuante da Lodeira está concluído, encontrando-se operacional para a atracagem da embarcação que promove as rotas turísticas no rio Minho, apoiando, também, a atividade desportiva fluvial naquele local. O investimento situou-se em 53.946,54 €.

 

A estrutura fluvial está acoplada a rampa em cimento existente para acesso ao antigo transbordador, facilitando a entrada e saída de passageiros da embarcação. O seu desenho maleável permite que, caso seja necessário, possa ser transladado para outro local.

 

O pavimento foi construído em material composto, feito com uma combinação de fibras orgânicas e PVC reciclável semelhante à madeira. Este material revela um desempenho positivo em termos de durabilidade e baixa manutenção. A proteção lateral apresenta-se em placas de aço inoxidável.

 

Envolvendo as duas eurocidades Monção/Salvaterra de Miño e Valença/Tui, o projeto “Rio Minho: Um Destino Navegável” tem como finalidade a concretização de um conjunto de medidas, iniciativas e atividades, focadas na atratividade e sustentabilidade do rio Minho, como um destino turístico transfronteiriço de excelência.

 

O objetivo é preservar a envolvente ambiental e fortalecer a componente turística neste território único e diferenciador, de forma a alargar a oferta cultural, patrimonial e gastronómica dos quatro municípios banhados pelo rio Minho, proporcionando aos visitantes um conjunto diversificado de experiências e descobertas.

 

Um dos aspetos mais relevantes do projeto são os passeios de barco no rio Minho, colocando à disposição de munícipes e visitantes passeios fluviais curtos, com duração de uma hora, e passeios mais largos, com duração de 8 horas, os quais compreendem visitas às quatro localidades raianas.