Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > “UM MOMENTO FELIZ PARA TODO O VALE DO MOURO”

“UM MOMENTO FELIZ PARA TODO O VALE DO MOURO”

18.10.2022

Aberto ontem, o Balcão SNS 24, na Unidade de Saúde do Vale do Mouro, em Tangil, funciona de segunda a sexta-feira.

 

A Unidade de Saúde do Vale do Mouro, em Tangil, dispõe de um Balcão SNS 24. A convite da Junta de Freguesia de Tangil, a abertura realizou-se, ontem à tarde, contando com a presença de Fátima Fonseca, em representação da ULSAM, António Barbosa, autarca monçanense, e Daniela Fernandes, Vereadora do Pelouro da Saúde.

 

Os três, em conjunto com o presidente da Junta de Freguesia de Tangil, Michel Fernandes, descerraram a placa, disponibilizando à população o novo espaço de saúde. Os rostos alegres das pessoas presentes traduziam o sentimento de felicidade que irradiava Michel Fernandes.

 

“Este é um momento feliz para todo o Vale do Mouro” disse Michel Fernandes, realçando: “Depois de muita angústia e alguma revolta por vermos e sentirmos que a unidade não estava a cumprir o objetivo da sua criação, hoje é um dia muito importante para a população das freguesias do Vale do Mouro”.

 

Referindo que “a abertura do balcão SNS 24 dá força à unidade de saúde do Vale do Mouro”, Michel Fernandes afirmou que” apesar deste ganho valioso, ainda há um caminho a percorrer para garantir os melhores cuidados primários às pessoas da região”.

 

Nesse sentido, adiantou, “a presença de um médico de família, a tempo inteiro, seria fundamental para ajudar a nossa população, maioritariamente idosa e com muita dificuldade, física e financeira, para se descolar ao Centro de Saúde de Monção”.

 

Uma porta sempre aberta

 

António Barbosa enalteceu a importância da unidade de saúde ter uma porta sempre aberta para a população do Vale do Mouro que procura aceder aos serviços de saúde, sublinhando que o próximo desafio é garantir um médico de família, em regime de permanência, para dar continuidade à credibilização deste espaço.

 

“O Balcão SNS 24 oferece serviços de saúde relevantes para a população, contudo, é crucial a presença diária de um clinico de medicina geral neste local” sublinhou António Barbosa, esclarecendo que ”tal situação seria vantajosa para todo o concelho, uma vez que o Centro de Saúde de Monção ficaria mais desafogado”

 

Fátima Fonseca, que registou os pedidos e fez saber que serão comunicados ao Conselho de Administração da ULSAM, deu nota da honra e orgulho que representa estar nesta cerimónia. Enalteceu a importância deste serviço de proximidade à população, destacando a componente digital, nomeadamente, a possibilidade de teleconsultas.

 

Aberto de segunda a sexta-feira, com um funcionário disponibilizado pela autarquia monçanense, o Balcão SNS 24 permitirá uma maior proximidade da população das freguesias do Vale do Mouro a diferentes serviços de saúde como marcação de consulta, renovação de receita, consulta de exames e realização de teleconsulta.