Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > ANHÕES: MIRADOURO DE CASTIBÔ ALARGA OFERTA TURÍSTICA

ANHÕES: MIRADOURO DE CASTIBÔ ALARGA OFERTA TURÍSTICA

12.10.2022

Servido com telescópio instalado numa plataforma de madeira, proporciona uma vista magnifica e inspiradora sobre a paisagem verdejante e os núcleos habitacionais.

 

Situado no coração da Serra de Anta, Anhões possui o ponto mais alto do concelho, conhecido por Castelo de Mendouro, onde se podem encontrar sepulturas célticas, sendo aqui que nasce o Rio Gadanha, muito procurado por entusiastas da pesca desportiva.

 

Os dois fios de água, gerados em nascentes distintas, juntam-se, num longo abraço, no Sítio da Fisga, Lugar de Vilar, engrossando o caudal do rio que atravessa, serenamente, várias freguesias do Vale do Gadanha, até encontrar-se com o Rio Minho, em Troporiz.

 

Num cenário deslumbrante com vastas e belas paisagens naturais, genuínas casas típicas minhotas e magníficos canastros, a localidade tem uma acentuada vertente religiosa, sendo o Santuário do Senhor do Bonfim muito procurado pelos devotos.

 

A Festividade em Honra do Senhor do Bonfim, em julho, é uma das mais concorridas da região. Todos os segundos domingos de cada mês, centenas de peregrinos deslocam-se aos Anhões, fazendo vários quilómetros a pé, numa caminhada espiritual, até ao recinto do Santuário.

 

Estas caraterísticas, aliadas à natural simpatia dos seus habitantes e à boa gastronomia que os lugares de montanha oferecem aos visitantes, fazem de Anhões um local apetecível e visitável para quem procura fugir da rotina diária, buscando espaços com silêncio que trazem felicidade.

 

Desde o passado sábado, 8 de outubro, que a localidade tem mais um atrativo para cativar os visitantes. Com a presença do autarca monçanense, António Barbosa, do Vice-Presidente, João Oliveira, do pároco Nelson Barros, de elementos da União de Freguesias de Anhões e Luzio e dos Baldios de Anhões, bem como diversos presidentes de juntas de freguesia do concelho, foi oficialmente inaugurado o Miradouro de Castibô.

 

Servido com telescópio instalado numa plataforma de madeira, o Miradouro de Castibô proporciona uma vista magnifica e inspiradora sobre a paisagem verdejante e os núcleos habitacionais. Graças à rotatividade de 360 graus do equipamento, os olhares podem apontar em qualquer direção, gerando sensações únicas de bem-estar interior.

 

Criado pela União de Freguesias dos Anhões e Luzio e pelos baldios dos Anhões, com o apoio da autarquia monçanense, o Miradouro de Castibô situa-se a cerca de dois quilómetros e meio do Santuário do Senhor do Bonfim, encontrando-se o percurso devidamente identificado com sinalização em madeira.

 

Após a inauguração, teve lugar uma visita ao renovado acesso ao recinto do Santuário do Senhor do Bonfim, obra englobada nos trabalhos de requalificação da E.M. 505, entre Parada e Anhões, que abrangeu, também, a beneficiação de dois caminhos públicos na freguesia de Trute, tendo representado um investimento global próximo de 600 mil euros.