Agrupamento, que participou no Desfile Nacional do Traje Popular Português, em Monção, desempenha um papel ativo na defesa e valorização do folclore português no Principado de Andorra.
Numa noite memorável para a etnografia nacional, Monção recebeu, no passado dia 24 setembro, a XXV edição do Desfile Nacional do Traje Popular Português. O Largo do Loreto, com passadeira vermelha e bancadas à volta, transformou-se na capital do folclore, enchendo de orgulho todos os monçanenses.
Com organização da Federação do Folclore Português e apoio da Câmara Municipal de Monção e da Fundação INATEL, estiveram presentes mais de 1200 folcloristas de várias regiões de Portugal, bem como representações de comunidades portuguesas no mundo, destacando-se, entre estas, o Grupo de Folclore “Casa de Portugal”, em Andorra.
No início do mês, o casal Glória Lima e Manuel Gonçalves, em representação do grupo, foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa. Ainda com a memória fresca do desfile nacional, a conversa incidiu sobre o fantástico evento que tinha acontecido na semana anterior e a importância dos pais “passarem” as tradições e os costumes para os filhos.
Gloria Lima e Manuel Gonçalves, ela natural de Longos Vales, ofereceram ao Município de Monção um CD do grupo de folclore e um livro comemorativo das bodas de prata, editado em 2021, onde é evidenciado o percurso brilhante do grupo e o papel desempenhado na defesa e valorização do folclore no Principado de Andorra.
Um trabalho feito de trabalho e paixão que a Ministra da Cultura e Desporto do Governo de Andorra, Silvia Riva González, enaltece no preâmbulo da publicação: “A dádiva que o Grupo de Folclore “Casa de Portugal” deu a Andorra nos últimos 25 anos, tem um valor incalculável, dotando a nossa cultura de conteúdo, diversidade e riqueza e de um valioso grau de multiculturidade que toda a cultura necessita para crescer”.
António Barbosa deseja o maior sucesso ao Grupo de Folclore “Casa de Portugal” em Andorra, continuando a projetar, por onde passa, a cultura tradicional portuguesa. Bem hajam. Obrigado.