Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > MUNICIPIO RECEBEU REPRESENTANTES DO GRUPO DE FOLCLORE “CASA DE PORTUGAL” EM ANDORRA

MUNICIPIO RECEBEU REPRESENTANTES DO GRUPO DE FOLCLORE “CASA DE PORTUGAL” EM ANDORRA

12.10.2022

Agrupamento, que participou no Desfile Nacional do Traje Popular Português, em Monção, desempenha um papel ativo na defesa e valorização do folclore português no Principado de Andorra.

 

Numa noite memorável para a etnografia nacional, Monção recebeu, no passado dia 24 setembro, a XXV edição do Desfile Nacional do Traje Popular Português. O Largo do Loreto, com passadeira vermelha e bancadas à volta, transformou-se na capital do folclore, enchendo de orgulho todos os monçanenses.

 

Com organização da Federação do Folclore Português e apoio da Câmara Municipal de Monção e da Fundação INATEL, estiveram presentes mais de 1200 folcloristas de várias regiões de Portugal, bem como representações de comunidades portuguesas no mundo, destacando-se, entre estas, o Grupo de Folclore “Casa de Portugal”, em Andorra.

 

No início do mês, o casal Glória Lima e Manuel Gonçalves, em representação do grupo, foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa. Ainda com a memória fresca do desfile nacional, a conversa incidiu sobre o fantástico evento que tinha acontecido na semana anterior e a importância dos pais “passarem” as tradições e os costumes para os filhos.

 

Gloria Lima e Manuel Gonçalves, ela natural de Longos Vales, ofereceram ao Município de Monção um CD do grupo de folclore e um livro comemorativo das bodas de prata, editado em 2021, onde é evidenciado o percurso brilhante do grupo e o papel desempenhado na defesa e valorização do folclore no Principado de Andorra.

 

Um trabalho feito de trabalho e paixão que a Ministra da Cultura e Desporto do Governo de Andorra, Silvia Riva González, enaltece no preâmbulo da publicação: “A dádiva que o Grupo de Folclore “Casa de Portugal” deu a Andorra nos últimos 25 anos, tem um valor incalculável, dotando a nossa cultura de conteúdo, diversidade e riqueza e de um valioso grau de multiculturidade que toda a cultura necessita para crescer”.

 

António Barbosa deseja o maior sucesso ao Grupo de Folclore “Casa de Portugal” em Andorra, continuando a projetar, por onde passa, a cultura tradicional portuguesa. Bem hajam. Obrigado.