Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > ABERTURA DO ANO LETIVO 2022/2023

ABERTURA DO ANO LETIVO 2022/2023

16.09.2022

A apresentação tem lugar hoje, durante o período da manhã. Na segunda-feira, iniciam-se as aulas. Município mantem gratuitidade do transporte escolar a todos os alunos, oferta de fichas de atividades e atribuição de bolsas de estudo para o ensino superior público.

 

A Câmara Municipal de Monção, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Monção, está apostada em garantir as melhores condições de funcionalidade e aprendizagem no ano letivo 2022/2023, reforçando as medidas de apoio à comunidade educativa.

 

Além do apoio para a aquisição de material de limpeza e cedência de material escolar aos estabelecimentos de ensino, o Município de Monção vai continuar a assegurar o transporte escolar gratuito a todos os alunos e oferecer as fichas de atividades do 1º, 2º e 3º CEB (1º ao 9º ano) aos alunos do ensino público.

 

Assumindo-se como um importante apoio financeiro para os encarregados de educação, a oferta das fichas de atividades constitui, igualmente, um veículo de rentabilização da economia local, uma vez que as fichas são adquiridas nas papelarias do concelho.

 

O transporte escolar gratuito abrange todos os patamares de ensino público, havendo a preocupação da autarquia em definir trajetos que permitam aos alunos sair mais tarde e chegar mais cedo a casa. Uma vantagem para quem vive nas zonas mais afastadas da sede do concelho.

 

Desejando um bom ano letivo a todos, António Barbosa refere que “o nosso objetivo assenta no desenvolvimento de um ano letivo em total e perfeita normalidade”, de forma a “construirmos uma escola focada na resolução das necessidades da comunidade educativa e na superação dos desafios de um ensino de excelência”

 

A vereadora da educação, Daniela Fernandes, dá as boas vindas a toda a comunidade escolar, realçando que “estaremos sempre atentos e comprometidos com o processo educativo do nosso concelho”. Sublinhou que “as medidas de apoio visam atenuar o esforço financeiros das famílias, almejando o sucesso educativo das crianças e jovens monçanenses”.

 

Do conjunto de medidas, referência ainda para intervenções pontuais no parque escolar do concelho, tendo decorrido trabalhos de beneficiação nos estabelecimentos de ensino do concelho, visando receber os alunos, professores e auxiliares nas melhores condições de comodidade e funcionamento.

 

Destaque, também, para a comparticipação na alimentação dos alunos com escalão, prolongamento de horário com atividades extracurriculares, e apoio aos alunos que ingressam no ensino superior, através da atribuição, até 30 bolsas de estudo, para quem frequenta aquele nível de escolaridade.