Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > TRILOGIA DOS VALES: PROJETO COMUNITÁRIO COM IDOSOS DE MONÇÃO

TRILOGIA DOS VALES: PROJETO COMUNITÁRIO COM IDOSOS DE MONÇÃO

13.09.2022

A identidade e memória coletiva são a inspiração do espetáculo final, que estreia no dia 18 de setembro, domingo, às 16h00, no Cine Teatro João Verde. A entrada é gratuita.

 

A segunda edição da Trilogia dos Vales, projeto artístico com a comunidade local, em desenvolvimento desde janeiro, baseou-se nas vivências e histórias de idosos que vivem isolados no território de Monção. A identidade e memória coletiva são a inspiração do espetáculo final, que estreia no dia 18 de setembro, domingo, às 16h00, no Cine Teatro João Verde. A entrada é gratuita.

 

O objetivo do projeto comunitário Trilogia dos Vales é celebrar o carácter único deste território e valorizar a participação da população na vida comunitária, bem como na criação de um objeto artístico que é de todos. Entre os três vales de Monção (Minho, Mouro e Gadanha), o projeto procurou histórias escondidas, que revelam detalhes importantes sobre a tradição, hábitos e memória destas pessoas.

 

Enquanto a primeira edição, em 2017, resultou na apresentação de um espetáculo em três atos, envolvendo várias associações locais e pessoas de todas as idades, a segunda edição destina-se à inclusão de idosos em isolamento que não estão institucionalizados. O projeto pretende contribuir, positivamente, para o envelhecimento ativo destas pessoas e para a sua valorização coletiva, atraves da documentação de histórias, modos de viver e práticas laborais únicas deste território rural,

 

Com o apoio do Municipio de Monção, a segunda edição da Trilogia dos Vales é promovida pelo CLDS 4G Monção, em parceria com a Associação Cultural Rock’n’Cave, e o coletivo artístico Space Ensemble. Este projeto, liderado por Nuno Alves, que assume a direção artística, conta com direção musical de Samuel Martins Coelho, direção de fotografia e realização de vídeo de Filipe Barreiro, e cenografia de Andrés Pérez Mena.

 

Colaboram, ainda, a socióloga Vera Menezes e a fotógrafa Paula Jiménez, responsáveis pelo trabalho de recolha levado a cabo ao longo dos últimos meses. A entrada é livre e o bilhete pode ser reservado, através do website www.trilogiadosvales.com, do email moncao.clds4g@outlook.pt ou, presencialmente, no Cine Teatro João Verde.