Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > DIA MUNDIAL DA DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE

DIA MUNDIAL DA DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE

06.09.2022

Esta noite, a Estátua da Danaide/Brasão Deu-la-Deu Martins ilumina-se de vermelho para assinalar a data.

 

O Município de Monção associa-se à Associação Portuguesa de Neuromusculares na celebração do Dia Mundial da Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), 7 de setembro, iluminando com a cor vermelha a Estátua da Danaide/Brasão Deu-la-Deu Martins.

 

Nesta iniciativa, marcada para esta noite, mais de 50 monumentos nacionais em várias localidades do pais vão iluminar-se de vermelho, chamando a atenção da população para esta doença neuromuscular, rara, que afeta principalmente os bebés do sexo masculino.

 

O Dia Mundial para a Consciencialização da Distrofia Muscular de Duchenne foi instituído no dia 7 de setembro de 2014. Em todo o mundo, a data assinala-se com a realização de iniciativas variadas e conferências científicas que pretendem chamar a atenção para a existência da doença e para a sua identificação precoce.

 

A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é uma doença genética, ligada ao cromossoma X, que afeta 1 em cada 3.500 crianças do sexo masculino. A edição de 2022, dedicada ao tema “As Mulheres e a Duchenne”, pretende alertar a sociedade para o facto de, embora muito raramente, a doença poder, também, afetar as mulheres.