Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > FEIRA TRADICIONAL DE PORTELA DE ALVITE

FEIRA TRADICIONAL DE PORTELA DE ALVITE

30.08.2022

Certame, promovido pela Junta de Freguesia de Merufe, de Monção, e pela Junta de Freguesia de Sistelo, de Arcos de Valdevez, realiza-se nos dias 2, 3 e 4 de setembro.

 

Numa aposta clara em defender os costumes ancestrais e valorizar a identidade rural numa área de montanha, as freguesias de Merufe, em Monção, e de Sistelo, em Arcos de Valdevez, promovem, em conjunto, a Feira Tradicional de Portela de Alvite.

 

Realizado no recinto da feira do gado, o certame, dedicado ao mundo rural, compreende feira da cachena e do garrano, concurso pecuário, corridas de cavalos, festival de folclore, encontro de rusgas, cantadores ao desafio e concentração de grupos de concertinas. No domingo, decorre a prova desportiva “Socalcos Trail Adventure”.

 

Neste fim de semana, Portela de Alvite, lugar que divide os concelhos de Monção e Arcos de Valdevez, enche-se de expositores com material agrícola, tasquinhas com apetecíveis petiscos tradicionais e deliciosos vinhos da região, sendo muito procurado pelos comerciantes de gado de vários pontos da região minhota.

 

PROGRAMA

Dia 2, sexta-feira

21h30 – Noite de Folclore (Grupo Folclórico das Lavadeiras de S. Pedro de Merufe, Grupo Folclórico Estrela dos Vales e Grupo Folclórico “Amigos de Longos Vales”.

 

Dia 3, sábado

08h00 - Abertura da Feira – Concurso Pecuário10h00 – Sessão Solene com Alvarinho de Honra 12h00 - Entrega de prémios 16h00 - Encontro de Rusgas21h30 - Animação Musical com o Grupo Carlos Rodrigues

 

Dia 4, domingo

08h00 – Abertura da Feira da Cachena e do Garrano08h30 – Prova Desportiva “Socalcos Trail Adventure”15h00 – Prova de Cavalos (Corrida de passo travado e corrida a galope)16h00 - Encontro de Concertinas