Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > INAUGURAÇÃO DO CACI DA APPACDM DE MONÇÃO

INAUGURAÇÃO DO CACI DA APPACDM DE MONÇÃO

17.06.2022

Novo equipamento, com capacidade para 30 pessoas, transforma sonho em realidade e reforça a resposta social no território concelhio.

 

O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da APPACDM de Monção, localizado no terreno da antiga Escola Primária de Pousa, foi inaugurado, esta tarde, numa cerimónia presidida pelo autarca monçanense, António Barbosa, com a presença do Diretor da APPACDM de Viana do Castelo, Luis Costa, e da Diretora Distrital da Segurança Social, Cristina Oliveira.

 

A cerimónia, que contou com a atual responsável da APPACDM de Monção, Teresa Passos, e anteriores diretores da estrutura local, iniciou-se com um breve espetáculo, repleto de simbolismo e sentimento, proporcionado pelos clientes e colaboradores da instituição.

 

Após descerramento da placa, visita às instalações, projetadas pelo arquiteto Paulo Gomes, e visualização de vídeo, tiveram lugar os discursos. Primeiro Teresa Passos. Em síntese, historiou todo o processo, desde a candidatura à construção, evidenciando orgulho e satisfação com o resultado final.

 

Após tanto tempo de avanços e recuos, temos uma casa nova com todas as condições de funcionalidade, referiu Teresa Passos, agradecendo o apoio da autarquia monçanense, entidades governamentais e empresas locais que colaboraram no apetrechamento das instalações.

 

“Sem o apoio da autarquia, não seria possível avançarmos com a obra”

 

O diretor da APPACDM de Viana do Castelo, Luis Costa, observou que a nova estrutura, agora inaugurada, garante melhores condições aos clientes e colaboradores, respondendo às exigências de qualidade indispensáveis neste género de equipamentos.

 

Luis Costa referiu-se, tal como havia feito Teresa Passos, à necessidade de um novo lar residencial, com terreno já disponibilizado pela Junta da Freguesia de Monção e Troviscoso. No final, agradeceu o apoio da autarquia monçanense considerando que “sem o apoio logístico e financeiro da Câmara Municipal de Monção, não teria sido possível avançarmos com a obra”.

 

Enaltecendo a qualidade espacial e funcional do equipamento, a Diretora Distrital da Segurança Social, Cristina Oliveira, natural de Monção, realçou os ganhos em termos de funcionalidade e fez votos que, todos, com força e engenho, consigamos o desejado lar residencial.

 

“Uma alegria transformar o sonho em realidade”

 

Aberto e disponível para continuar a colaborar com a APPACDM de Monção na concretização de projetos futuros, António Barbosa referiu sentir uma grande alegria por ajudar a instituição a transformar o sonho em realidade, contribuindo para dar uma resposta eficaz às necessidades da população na área da deficiência.

 

Num discurso emocionado, António Barbosa lembrou que a nova estrutura, bem conseguida em termos de arquitetura e funcionalidade, valoriza o trabalho notável que a APPACDM presta no nosso concelho, destacando a forma competente e apaixonada da direção e das colaboradoras.

 

“A ação social, como a educação, são setores fundamentais em qualquer sociedade. Em Monção, estão na linha da frente das nossas prioridades. Podem contar connosco para, em conjunto, fazermos de Monção um concelho solidário e inclusivo” concluiu.

 

Investimento de 770 mil euros

 

O novo equipamento fica localizado no lugar de Pousa, no espaço da antiga escola primária, representando um investimento de 770 mil euros, com financiamento da Câmara Municipal de Monção, cerca de 250 mil euros, e do Programa FEDER, no âmbito do PDTC Alto Minho, no valor de 335 mil euros.

 

Com um montante inicial de 200 mil euros no referido programa de apoio para a construção do CACI, a Câmara Municipal de Monção alargou o financiamento até ao montante mencionado, em detrimento de outras intervenções, o que revela a importância do atual executivo na componente social.

 

A nova estrutura, com capacidade para 30 clientes, reforça a resposta social no território concelhio na área da deficiência, promovendo, por um lado, soluções capazes de assegurar a qualidade e modernização dos serviços atuais e, por outro, respondendo, com eficácia, às novas realidades sociais.