Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > CINE TEATRO JOÃO VERDE INTEGRA REDE DE TEATROS E CINETEATROS PORTUGUESES

CINE TEATRO JOÃO VERDE INTEGRA REDE DE TEATROS E CINETEATROS PORTUGUESES

28.05.2022

Com vocação descentralizadora no acesso às artes, o programa vai apoiar 39 equipamentos culturais de norte a sul de Portugal.

O Cine Teatro João Verde, aberto ao público em 2013, após processo de requalificação interior e exterior, é um dos 39 equipamentos culturais a nível nacional que vai receber apoio no âmbito da candidatura à Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).

Ao abrigo deste programa, as atividades financiadas inscrevem-se no domínio da programação, privilegiando o cruzamento disciplinar, através da concretização de projetos na área das artes performativas e visuais. Pode, também, incluir programas de residências artísticas e ações estratégicas de mediação ou formação.

Revestindo-se de grande importância na revitalização do ecossistema cultural português e na descentralização artística, com o acesso à arte a estender-se a todo o território nacional, o programa inicia-se, localmente, nos dias 10 e 11 de junho, com “Memorial de Poemas e Outras Primaveras”, resultado da residência artística de Valdemar Santos que, neste espetáculo, combina poesia, audiovisual e música.

A RTCP é um instrumento estratégico fundamental para o combate às assimetrias regionais no acesso à cultura e às artes em Portugal, partindo de uma abordagem descentralizadora, com responsabilidade partilhada do Estado com as autarquias e as entidades independentes.