Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > AUTARCAS E POPULAÇÃO CONTRA PROJETO DE MUITO ALTA TENSÃO

AUTARCAS E POPULAÇÃO CONTRA PROJETO DE MUITO ALTA TENSÃO

28.05.2022

Coincidindo com a reabertura da Igreja da Misericórdia, após trabalhos de restauro do interior e exterior, António Barbosa esteve no local, antes da manifestação, transmitindo uma mensagem de solidariedade e apoio contra a instalação do projeto elétrico.

 

Promovida pela Asociacion de Afectados Pola Liña de Alta Tension Fontefria-Fronteria Portuguesa, realizou-se, ontem à tarde, com inÍcio às 17h00, uma manifestação contra a instalação de uma linha de muito alta tensão, de 400 quilovolts (Kv), desde FonteFria, na Galiza, até à fronteira portuguesa, com prolongamento em território nacional.

 

Esta manifestação, realizada em Arbo, surge na sequência da intenção do governo espanhol em manter o traçado inicial daquele empreendimento elétrico, como se constata na declaração de impacto ambiental da Direção General de Calidade y Evaluacion Ambiental, publicada no passado dia 26 de abril, no Boletin Oficial do Estado.

 

Coincidindo com a reabertura da Igreja da Misericórdia, após trabalhos de restauro do interior e exterior, António Barbosa esteve no local, antes da manifestação, com o alcalde de Arbo, Horacio Gil, e com elementos da Asociacion de Afectados Pola Liña de Alta Tension Fontefria-Fronteria Portuguesa, transmitindo-lhes uma mensagem de solidariedade e apoio contra a instalação do projeto elétrico.

 

Na manifestação participou o vereador Agostinho Correia, tendo sublinhado as desvantagens do empreendimento elétrico para a população, meio ambiente e economia local, onde se destaca a produção do vinho Alvarinho. Presentes, também, os autarcas de Ceivães/Badim, Teresa Gonçalves, e de Tangil, Michel Fernandes, freguesias atravessadas pela linha de muito alta tensão.