Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > REDE NACIONAL DE MUNICIPIOS AMIGOS DA JUVENTUDE

REDE NACIONAL DE MUNICIPIOS AMIGOS DA JUVENTUDE

16.05.2022

O Município de Monção, membro fundador, validou a manutenção naquela plataforma, criada pela Federação Nacional das Associações Juvenis, em finais de 2020.

 

Tendo como missão consolidar a ligação e a cooperação entre o movimento associativo juvenil e as autarquias portuguesas, a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) criou, em finais de 2020, a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude (RNMAJ).

 

A Câmara Municipal de Monção associou-se ao projeto logo no inicio, fazendo parte de um conjunto de municípios fundadores desta plataforma. Na semana passada, validou a manutenção na RNMAJ, reforçando a sua estratégia de dinamização da atividade associativa no concelho, através da implementação de politicas efetivas dirigidas à juventude.

 

A participação nesta rede, que conta com perto de centena e meia de municípios portugueses, permite a implementação e avaliação de politicas locais de juventude, eleva o compromisso do poder local com os jovens do concelho e potencia a criação de mais e melhores politicas amigas da juventude.

 

Assegura, também, a partilha de boas práticas associativas, a criação de estratégias estruturantes e sustentáveis, a promoção de sinergias associativas e municipais, bem como a otimização das mais variadas ferramentas de participação juvenil.

 

Paralelamente, garante continuidade ao trabalho efetuado pela autarquia local junto dos estabelecimentos de ensino e movimento associativo local, cuja aposta incide na dinamização da participação cívica e solidária dos jovens monçanenses na vida comunitária.

 

O Conselho Municipal da Juventude de Monção tem desenvolvido vários projetos, atividades e planos de ação. Presentemente, decorre a elaboração do Plano Municipal da Juventude, o qual deverá englobar várias medidas de envolvimento e capacitação juvenil.