Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > ABRIL: MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA

ABRIL: MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA

02.05.2022

Conjunto de atividades alusivas à temática terminaram na sexta-feira, 29 de abril, com a criação de um laço azul humano.

Ao longo do mês de abril, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Monção promoveu várias iniciativas de alerta e sensibilização para a importância da prevenção dos maus tratos na infância.

As atividades realizadas tiveram como objetivo a consciencialização e envolvimento da comunidade monçanense numa questão social complexa que, em conjunto, devemos minimizar para bem das nossas crianças.

Além da iluminação da Estátua da Danaide/Busto de Deu-la-Deu com a cor azul e a colocação de laços azuis nos equipamentos municipais, foram realizados vídeos alusivos à temática com as crianças do Pré-Escolar e 1º CEB, onde estas falaram, com a genuinidade própria da idade, do conceito de família, amizade e felicidade.

Para assinalar o encerramento da iniciativa, decorreu, na passada sexta-feira, 29 de abril, na EB 1 Padre Agostinho Caldas Afonso, em Pias, a criação de um laço azul humano com a participação de alunos, educadoras, professores, assistentes operacionais, militares da GNR e elementos da CPCJ de Monção.

Os participantes uniram-se na construção do laço azul humano e, em uníssono, entoaram o mote “SEREI O QUE ME DERES…QUE SEJA AMOR”, sinalizando um momento de alerta, de despertar de consciências e de apelo para a defesa dos direitos das crianças e jovens.

A CPCJ de Monção agradece a colaboração da Junta de Freguesia de Pinheiros que, gentilmente, ofereceu as t-shirts azuis, tornando o laço humano mais autêntico e apelativo. Uma palavra de agradecimento, também, para todas as pessoas, escolas e instituições que, ao longo do mês, colaboraram nas diversas iniciativas.