Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > JOVENS DE VIGNEUX-SUR-SEINE CONHECEM MONÇÃO

JOVENS DE VIGNEUX-SUR-SEINE CONHECEM MONÇÃO

28.04.2022

Alguns dias no concelho para levarem um pouco do nosso território, das nossas histórias e das nossas emoções.

 

Uma comitiva de Vigneux-sur-Seine, localidade francesa geminada com Monção, desde 2006, constituída por dois elementos da Mairie de Vigneux-sur- Seine, Joel Gruere e Monique Baillot, e 23 jovens do Olympic Vigneux Handball, acompanhados pela equipa técnica, estão de visita ao nosso concelho.

 

Chegados esta segunda-feira, 25 de abril, deslocaram-se a alguns equipamentos culturais e visitaram vários locais com interesse patrimonial e paisagístico, tendo ainda a oportunidade de conhecer as nossas ecopistas e passadiços, bem como praticar tiro ao arco, no Parque da Lodeira, com orientação da Subzone.

 

Esta manhã, estiveram na freguesia de Longos Vales, tendo visitado a igreja e o Castro de S. Caetano. Do alto, com o vento a bater-lhes na cara, puderam desfrutar da serenidade daquele lugar e registar as magnificas panorâmicas que proporciona. No período da tarde, participaram num torneio de andebol, em Caminha.

 

Com regresso marcado para sábado, manhã cedo, a comitiva de Vigneux-sur-Seine tem a sexta-feira para conhecer o lugar mais alto do concelho e um dos nossos tesouros mais bem guardados: Santo António de Vale de Poldros, na freguesia de Riba de Mouro.

 

A mais de mil metros de altitude, com cavalos à solta e paisagem deslumbrante, os jovens vão estender a toalha e fazer um piquenique, inteirando-se das histórias e vivências daquele local emblemático, onde os brandeiros, em outros tempos, passavam o verão a cuidar do gado.