Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > “DESCOBRIR MONÇÃO A CAMINHAR”

“DESCOBRIR MONÇÃO A CAMINHAR”

19.04.2022

Projeto arrancou com percurso entre Portela e Pinheiros, prevendo-se, até dezembro, a realização de mais dez caminhadas. A próxima é já no dia 30 de abril, entre Pinheiros e Monção.

 

No passado dia 15 de abril, sexta-feira santa, iniciou-se o projeto “Descobrir Monção a Caminhar”, com a realização do primeiro percurso pedestre a decorrer no Caminho Minhoto Ribeiro, entre as freguesias de Portela e Pinheiros, numa extensão de 12 quilómetros.

 

Com a presença dos vereadores João Oliveira e Agostinho Correia, o percurso registou 83 participantes, contando-se, entre estes, elementos dos executivos locais das freguesias abrangidas, nomeadamente, Pinheiros, Pias, Barroças e Taias e Portela.

 

A concentração teve lugar na Zona de Lazer de Pinheiros, onde decorreu o pequeno almoço, nata e café para ganhar forças, e os participantes receberam uma caderneta. A cada percurso, é carimbada a presença. Quem fizer quatro caminhadas, recebe um cantil e, quem fizer oito, tem direito a uma t-shirt alusiva ao projeto “Descobrir Monção a Caminhar”.

 

Para assinalar a passagem pela freguesia, a Junta de Barroças e Taias colaborou com um reforço energético. Em Pias, a junta de freguesia aliou-se à iniciativa, colocando garrafas de água à disposição dos participantes. No âmbito do projeto, serão realizadas, até dezembro, mais dez caminhadas. A próxima é já no dia 30 de abril, entre Pinheiros e Monção.

 

O Caminho Minhoto Ribeiro, um dos caminhos mais antigos de peregrinação até Santiago de Compostela, tem inicio na Sé de Braga e termina em Santiago de Compostela. Em Monção, o caminho tem duas portas de entrada, uma pela Portela e outra por Merufe, unindo-se na Praça Deu-la-Deu Martins, centro histórico de Monção, seguindo apenas um caminho até Melgaço.