Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > DOMINGO DE RAMOS

DOMINGO DE RAMOS

07.04.2022
Celebração da Procissão do Senhor dos Passos, em Pias, e concerto de Páscoa, no Centro Cultural do Vale do Mouro.
 
A Função do Senhor dos Passos, procissão que se realiza em Pias, Monção, há mais de 300 anos, reúne centenas de figurados e milhares de pessoas. A bênção de ramos de palma e oliveira, decorre na Capela da Senhora do Encontro, seguindo-se a missa na Igreja Paroquial, ornamentada de escuro em sinal de luto.
 
Por volta das 15h30, iniciam-se as cerimónias solenes. Após uma demorada pregação, o figurado começa o “desfile” pela igreja, enquanto o pregador explica o significado de cada uma das figuras na vida de Jesus Cristo. De seguida, cantam-se os “Misereres” e sai a procissão que irá percorrer as capelinhas da Paixão de Cristo até à Lapa (Calvário).
 
Um dos pontos mais emocionantes da procissão ocorre na Senhora do Encontro com dois momentos de acentuada carga religiosa: o beijo de Nossa Senhora a Jesus Cristo e o cântico de Verónica. A partir daqui, também segue em procissão o andor de Nossa Senhora do Encontro.
 
Quando a procissão chega à Lapa (Calvário) há um sermão final e ouve-se, de novo, o cântico da Verónica. Depois de um pequeno descanso, regressa-se. Em sinal de luto, as bandeiras já não vêm hasteadas e as pessoas cantam, invocando misericórdia ao Senhor. Chegados à Igreja Paroquial, as crianças despem os vestidos, as velas das promessas apagam-se e o sino deixa de tocar. É o fim da procissão.
 
Concerto de Páscoa
 
No Domingo de Ramos, o Centro Cultural do Vale do Mouro abre portas para retomar o habitual Concerto de Páscoa, promovido pela Banda Musical da Casa do Povo de Tangil. O espetáculo, com início às 16h00, tem entrada gratuita, encontrando-se sujeita aos lugares disponíveis.
 
O público presente poderá apreciar vários géneros musicais, cujo repertório estará envolvido no espirito pascal, com a apresentação de temas alusivos à época. O concerto integra-se no programa de inauguração da nova sala de ensaios da filarmónica, fundada em 1838.