Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > “RIO MINHO NAVEGÁVEL” REFORÇA OFERTA TURISTICA

“RIO MINHO NAVEGÁVEL” REFORÇA OFERTA TURISTICA

04.03.2022
Devido ao interesse manifestado nos primeiros dias do projeto, passam a realizar-se dois passeios de barco diários. Mantém-se o horário das 15h00, acrescentando-se outro, pelas 16h30. As inscrições, gratuitas e limitadas a 15 pessoas por viagem, são efetuadas nos quiosques informativos, localizados nos cais de embarque de Salvaterra de Miño e Tui, ou no website da Hemisférios www.hemisferios.org, operadora turística responsável pelas viagens.
 
A rota fluvial do Rio Minho está a ser um sucesso, captando a atenção e curiosidade de muitos munícipes e turistas que, neste período de Carnaval, embarcaram neste projeto apadrinhado pelas Eurocidades Monção/Salvaterra de Miño e Valença/Tui.
 
Um interesse tão elevado que os 4 municípios raianos decidiram, em reunião realizada em Tui, alargar a oferta turística com mais um passeio fluvial pelas águas do Minho internacional. Mantendo-se o horário das 15h00, os municípios acrescentaram outro, pelas 16h30, o qual se encontra em funcionamento desde a passada quarta-feira, 2 de março.
 
As inscrições são efetuadas, no próprio dia, nos quiosques informativos que se encontram, alternadamente, nos cais de embarque de Salvaterra de Miño e Tui, ou no website da Hemisférios www.hemisferios.org, operadora turística responsável pela viagens. Com a duração aproximada de uma hora, propiciam, desde o rio, panorâmicas fabulosas dos centros históricos dos 4 municípios.
 
Até 6 de março, domingo, a embarcação turística encontra-se disponível no cais de embarque de Tui. Na semana seguinte, entre 7 e 13 de março, estará em Salvaterra de Miño. As próximas semanas seguem a mesma metodologia, com uma semana em Tui e outra em Salvaterra de Miño.
 
Rotas turísticas com duração de 8 horasReservas apenas no website www.hemisferios.org
 
Além dos passeios fluviais, com a duração aproximada de uma hora, o projeto “Rio Minho: Um Destino Navegável” engloba, também, a realização de rotas turísticas, com a duração de 8 horas, dando a conhecer o diversificado património natural, cultural e etnográfico dos 4 municípios. O transporte, em terra, é efetuado em minibus e comboio turístico.
 
As rotas turísticas contam com o apoio de um guia turístico, o qual orientará os passageiros nas visitas aos centros históricos e fortalezas. Os interessados têm, obrigatoriamente, de inscrever-se na Central de Reservas, acedendo ao website da Hemisférios www.hemisferios.org. Nesta página, podem-se consultar os horários e os locais visitáveis das rotas turísticas existentes.  A embarcação, com capacidade para 24 pessoas, disponibiliza apenas 15 lugares, de forma a garantir-se o distanciamento recomendado pelas autoridades de saúde de ambos os países. O projeto “Rio Minho: Um Destino Navegável”, aprovado pelo Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP), conta com cofinanciamento europeu.