Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > FIM DE SEMANA GASTRONÓMICO COM ARROZ DE LAMPREIA E ROSCAS DE MONÇÃO

FIM DE SEMANA GASTRONÓMICO COM ARROZ DE LAMPREIA E ROSCAS DE MONÇÃO

03.03.2022
Iniciativa decorre este fim de semana, 4 a 6 de março, em 18 restaurantes do concelho, sendo necessário fazer reserva.  Participam, também, 7 empreendimentos turísticos com desconto de 10% nas dormidas.
 
Classificada como “Património Nacional”, a gastronomia é um marco diferenciador da herança cultural de um povo, encontrando-se ligada, de forma umbilical, às tradições rurais e ao ciclo geracional que, em cada época, aporta novos ingredientes.
 
Neste campo, Monção mostra-se ao seu melhor nível, oferecendo um vasto cardápio de paladar caseiro e gostoso que, ao longo do ano, compreende distintas e sugestivas opções. Conforme a estação do ano, faça frio ou calor, os nossos pratos surpreendem pela qualidade e inovação.
 
Nos primeiros meses do ano, destaca-se a Lampreia do Rio Minho. Vinda do mar para desovar no rio, este afamado ciclóstomo constitui uma referência da gastronomia monçanense e uma paixão para milhares de comensais que, gostosamente, visitam o nosso concelho para saborear este “bicho feio” com “sabor autêntico”.
 
Não querendo faltar, de maneira nenhuma, a este compromisso culinário, o Município de Monção recebe este fim de semana, 4 a 6 de março, o fim de semana gastronómico dedicado à Lampreia do Rio Minho, iniciativa promovida pela Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal com o apoio da autarquia monçanense.
 
Nestes três dias, 18 restaurantes da Terra de Deu-la-Deu Martins, Alvarinho e Termas estão de portas abertas para receber os visitantes. Prometem fazê-lo com o requinte e a qualidade que carateriza a nossa cozinha, mas também com um sorriso genuíno, tão próprio dos monçanenses.
 
Mediante reserva, visite um dos restaurantes participantes e delicie-se com este prato fabuloso que assume várias “personalidades”. Não sendo com arroz a correr pelo prato, que seja à bordalesa, com arroz seco e pão torrado, ou uma das opções mais contemporâneas como, por exemplo, empanada ou sushi.
 
Para sobremesa, as inigualáveis e apetecíveis “Roscas de Monção”, distinguidas como um dos melhores doces do nosso país no concurso nacional “7 Maravilhas Doces de Portugal”. E para beber? Alvarinho, claro, um dos melhores vinhos brancos do mundo.
 
Juntamente com os restaurantes, a iniciativa conta com a participação de 7 empreendimentos turísticos do nosso concelho. Nestes dias, fazem um desconto de 10% nas dormidas. Um convite aos visitantes para permanecerem no nosso território, explorando o muito que temos para oferecer.
 
A iniciativa “Fins de Semana Gastronómicos” decorre nos municípios afetos à Entidade Regional do Porto e Norte de Portugal, tendo como objetivo promover e valorizar a gastronomia de cada localidade, privilegiando os seus recursos gastronómicos com um “olho” na dinamização económica.
 
Restaurantes e estabelecimentos turísticoshttps://bit.ly/3sG6j0p