Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > ROTA FLUVIAL DO RIO MINHO TEM INICIO NO DIA 25 DE FEVEREIRO

ROTA FLUVIAL DO RIO MINHO TEM INICIO NO DIA 25 DE FEVEREIRO

21.02.2022
Além de passeios de barco, com duração aproximada de uma hora, está prevista a realização de rotas turísticas, que decorrem durante todo o dia, incluindo visitas à duas eurocidades envolvidas no projeto: Monção/Salvaterra e Valença/Tui.
 
Apresentada no passado dia 17 de dezembro, no cais de embarque de Salvaterra, a Rota Fluvial do Rio Minho, iniciativa inserida no projeto “Rio Minho: Um Destino Navegável”, apoiado pelo Programa INTERREG V – A Espanha – Portugal (POCTEP) 2014-2020, tem inicio esta sexta-feira, 25 de fevereiro, coincidindo com a época de carnaval.
 
Entre hoje e quarta-feira, serão efetuadas simulações de viagens com a presença de responsáveis políticos e técnicos de turismo. Esta manhã, realizou-se o percurso entre Valença e Tui, amanhã será a vez da rota larga entre as duas eurocidades e, passada amanhã, o barco fará o trajeto entre Monção e Salvaterra. 
 
Além de passeios de barco, com duração aproximada de uma hora, a Rota Fluvial do Rio Minho engloba a realização de rotas turísticas, que decorrem durante todo o dia, incluindo visitas à duas eurocidades envolvidas no projeto: Monção/Salvaterra e Valença/Tui.
 
A embarcação encontra-se, de forma alternada, nos cais de embarque de Salvaterra e Tui. Assim, na primeira semana, entre 25 de fevereiro e 6 de março, estará em Tui. Na semana seguinte, entre 7 e 13 de março, estará em Salvaterra. As próximas semanas seguem a mesma metodologia, com uma semana em Tui e outra em Salvaterra.
 
Reservas abertasPasseios de barco de uma hora nos quiosques informativosRotas turísticas, todo o dia, no website www.hemisferios.org
 
Os passeios de barco decorrem todos os dias, com saídas às 15h00 (HP), sendo necessária uma inscrição prévia, a partir das 13h30 (HP), nos quiosques informativos, localizados nos cais de embarque de Salvaterra e Tui. Estes passeios fluviais prometem propiciar, desde o rio, panorâmicas fabulosas dos centros históricos dos 4 municípios.
 
Além de proporcionar passeios fluviais relaxantes e inspiradores, as rotas turísticas darão a conhecer o diversificado património natural, cultural e etnográfico dos quatro municípios raianos, sendo o transporte, em terra, efetuado em minibus e comboio turístico.
 
Com a duração de um dia, as rotas contam com o apoio de um guia turístico, o qual orientará os passageiros nas visitas aos centros históricos e fortalezas. Os interessados têm, obrigatoriamente, de inscrever-se na Central de Reservas, acedendo ao website da Hemisférios www.hemisferios.org, operadora turística responsável pela viagens. Sendo um projeto com cofinanciamento europeu, tanto os passeios fluviais, como as rotas curtas e larga, são gratuitas. A embarcação, com capacidade para 24 pessoas, disponibiliza apenas 15 lugares, de forma a garantir-se o distanciamento recomendado pelas autoridades de saúde de ambos os países.
 
Informações