Ir para conteudo

Site Autáquico - Câmara Municipal de Monção

Monção

Fale Connosco
> Notícias > POSTO DE INFORMAÇÃO TURÍSTICA “MONÇÃO RIO”

POSTO DE INFORMAÇÃO TURÍSTICA “MONÇÃO RIO”

18.02.2022
Além de disponibilizar informação turística, aquele espaço, inserido no projeto “Rio Minho – Um Destino Navegável”, prestará todo o apoio a munícipes e visitantes que queiram usufruir das rotas fluviais no rio Minho.
 
O Posto de Informação Turística “Monção Rio”, no lugar da Lodeira, junto à ponte internacional, está pronto e aberto ao público, disponibilizando informação referente à atividade cultural, desportiva e fluvial do município, bem como da Eurocidade Monção – Salvaterra.
 
Inserido no âmbito do projeto “Rio Minho – Um Destino Navegável”, o espaço dispõe de um balcão de atendimento, encontrando-se decorado com diferentes motivos turísticos e patrimoniais alusivos ao nosso concelho. Num ecrã, passam imagens do muito que esta região tem para oferecer.
 
Um dos aspetos que chama mais a atenção, é a imagem admirável, em forma de cortina, dos Passadiços “A Galiza Mail`o Minho”, trajeto que liga o centro histórico à zona ribeirinha da vila, onde “salta à vista” a tranquilidade do rio Minho e a monumentalidade da fortaleza.
 
Com os percursos de barco no rio Minho a iniciarem-se brevemente, o novo posto turístico, além de prestar todas as informações referentes ao projeto que une os municípios de Monção, Valença, Salvaterra e Tui, apoiará os munícipes e visitantes no processo de reserva das viagens.
 
Estas serão efetuadas no website da empresa hemisférios www.hemisferios.org , prevendo-se, nesta fase de arranque, que coincidirá com a época de Carnaval, a realização de passeios fluviais de uma hora, bem como rotas curtas e largas, com a duração de um dia, englobando visitas aos municípios.
 
No exterior do “Monção Rio”, está localizado um posto de parqueamento com capacidade para 8 bicicletas elétricas, cuja utilização será gratuita. Trata-se do projeto “Smart Minho”, promovido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho, envolvendo as Eurocidades de Monção – Salvaterra, Valença – Tui e Vila Nova de Cerveira – Tomiño.
 
Este projeto inovador e sustentável, que responde aos desafios de mobilidade do futuro, entrará em funcionamento a breve prazo. No caso de Monção, o projeto engloba outro posto de parqueamento, com o mesmo número de bicicletas elétricas, que está localizado no largo do Loreto, em pleno centro histórico.